Disciplina: Pedagogia e Inovação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0  - Sendo esta uma UC fundamental da área de Inovação Pedagógica, ela é incluída logo no primeiro semestre deste ciclo de estudos esperando-se que os estudantes sejam capazes de:
1  - Caracterizar inovação pedagógica e compreender a diferença entre inovação pedagógica e inovação curricular, nas suas convergências e divergências.
2  - Caracterizar as diferenças conceptuais entre inovação, mudança e reforma.
3  - Compreender as várias conceções de inovação pedagógica, nomeadamente as diferenças entre inovação disruptiva e inovação incremental.
4  - Construir um conceito de pedagogia adequado aos aprendizes e aos pedagogos do século XXI.
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Conteúdos / Programa:

1  - A evolução do conceito de pedagogia e do campo onde ela se exerce.
2  - A prática pedagógica como relação intersocial visando a aprendizagem, na perspetiva situada e histórico-cultural de Jean Lave e Etienne Wenger.
3  - Diferenças e semelhanças entre inovação pedagógica, inovação educativa e inovação em didática; diferença entre mudança e inovação; discussão da existência de vínculo causal entre reformas educativas ou curriculares e inovação pedagógica.
4  - Inovação disruptiva, na perspetiva de Christensen, e inovação incremental; inovação como rutura, na perspetiva de Kuhn, ou como continuidade.
5  - Pedagogia na sociedade da informação: os novos perfis dos aprendizes e os novos papéis dos pedagogos.
6  - Avaliação do uso de técnicas como Design Thinking, Gamification of learning, Scenario writing, etc. como utensílios de inovação pedagógica.
7  - A Pedagogia Emancipatória.
8  - Inovação pedagógica como conceito dinâmico e a sua atualização à luz da imprevisibilidade da mudança no século XXI.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Beauté, Jean , 2004 , Courants de la pédagogie , Lyon: Chronique Sociale

Fino, C. N. , 2016 , Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular , Revista Tempos e Espaços em Educação

Hinchey, H. P. , 2004 , Becoming a critical educator - defining a classroom identity, designing a critical pedagogy , New York: Peter Lang Publishing.

Jónsdóttir, S. R. &, Gunnarsdóttir, R. , 2017 , The Road to Independence - Emancipatory Pedagogy , Rotterdam: Sense Publishers

Kelsh, D., Hill D. & Macrine S. , 2010 , Class in Education - Knowledge, pedagogy, subjectivity , Abingdon: Routledge.

Lave, J. & Wenger, E. , 1991 , Situated learning: Legitimate peripheral participation , Cambridge USA: Cambridge University Press.

McDermott R., Snyder W. M. & Wenger E. , 2002 , Cultivating Communities of Practice , Boston: Harvard Business School Press.

OECD , 2016 , Innovating Education and Educating for Innovation: The Power of Digital Technologies and Skills. , Paris: OECD Publishing.

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Para além da exposição teórica e da clarificação de conceitos pelo docente, utilizando recursos multimédia, procede-se também à leitura de textos seguida de discussão em pares, grupo e plenário. As grandes leituras têm lugar fora das sessões presenciais. A unidade curricular contempla uma componente prática em que os doutorandos, individualmente ou organizados em grupo, recolhem e organizam informação pertinente sobre os temas em estudo e experimentam técnicas de Design Thinking, Gamification of learning, Scenario writing, etc. Para a avaliação é tido em conta o nível de participação de cada um nas atividades da sala de aula (30%) e a organização, apresentação e discussão de um portefólio individual que recolhe, organiza e analisa criticamente a informação recolhida (70%).
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Regente da Disciplina:

Carlos Manuel Nogueira Fino