Disciplina: Teorias Críticas e Pós-Críticas do Currículo

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Sendo esta uma UC fundamental da área do Currículo deste ciclo de estudos, ela é incluída logo no primeiro semestre, esperando-se que os estudantes sejam capazes de:

1. Reconhecer a não-neutralidade do currículo;

2. Analisar a forma como o currículo se organiza e se desenvolve, nas suas relações com a política e a economia;

3. Relacionar o currículo com a ideologia;

4. Entender o currículo como construtor de identidades;

5. Perspetivar o currículo na relação entre o saber e o poder;

6. Refletir sobre os conceitos de cultura dominante e multiculturalismo:

7. Situar o currículo na pós-modernidade;

8. Desenvolver competências, aptidões e métodos de investigação baseados numa visão crítica;

9. Desenvolver capacidades de comunicação com os seus pares e a restante comunidade académica.

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Conteúdos / Programa:

A pseudoneutralidade do modelo curricular tecnológico;

O fim das meta-narrativas: a diferença e a identidade, valorizadas numa perspetiva crítica;

As diferenças de género refletidas no currículo;

O currículo como narrativa racial e étnica;

A teoria queer: uma coisa ?estranha? no currículo;

O pós-modernismo e o currículo;

Uma teoria pós-estruturalista do currículo;

Uma teoria pós-colonialista do currículo;

Os Estudos Culturais e o currículo;

Cultura e pedagogia: onde começa e termina cada uma?

Currículo: a relação entre saber e poder.

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Bibliografia / Fontes de Informação:

CESTARI, LA. (Ed.). (2017). Subjects, policies, curriculum and learning in a post-critical approach. American Journal of Educational Research, 5 (7)

DAVIS, A. (2016). Mulheres, Raça e Classe. S. Paulo: Boitempo

LETIZIA, A. (2013). Battle for the enlightenment: neoliberalism, critical theory and the role of circumvential education. Journal for Critical Education Policy Studies, 11 (1), 165-193

LOPES, AC. (2013). Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade e Culturas, 39, 7-23

PACHECO, JA. (2012). Curriculum Studies: what is the field today? Journal of The American Association for the Advancement of Curriculum Studies, 8 (1), 1-25

SCOTT, D. (2007). Critical Essays on Major Curriculum Theorists. Taylor&Francis eBooks

SLATER, G. (2015). Education as recovery: neoliberalism, school reform and the politics of crisis. Journal of Education Policy, 30 (1), 1-20

YOUNG, M. (2013). Overcoming the crisis in curriculum theory. Journal of Curriculum Studies, 45 (2), 101?118

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Métodos e Critérios de Avaliação:

No que diz respeito à avaliação da aprendizagem dos alunos, além da observação direta da participação de cada um nas atividades propostas, a sua avaliação baseia-se na capacidade de busca autónoma de informação, fundamentação teórica e apresentação formal de um trabalho individual escrito sobre uma temática do programa, com um formato de artigo académico, tendo em vista o treino necessário para a elaboração posterior da tese, conhecendo previamente os critérios e as ponderações da avaliação sumativa a que serão submetidos:

  1. Requisito necessário para uma avaliação positiva: correção ortográfica e sintática (4 valores);
  2. Aprofundamento teórico demonstrativo de leitura de textos originais (6 valores);
  3. Tomada de posição crítica fundamentada (5 valores);
  4. Estilo académico de artigo formal (5 valores).
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