Disciplina: Teorias Críticas e Pós-Críticas do Currículo

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer a não-neutralidade do currículo;
2 - Analisar a forma como o currículo se organiza e se desenvolve, nas suas relações com a política e a economia;
3 - Relacionar o currículo com a ideologia;
4 - Entender o currículo como construtor de identidades;
5 - Perspetivar o currículo na relação entre o saber e o poder;
6 - Refletir sobre os conceitos de cultura dominante e multiculturalismo:
7 - Situar o currículo na pós-modernidade;
8 - Desenvolver competências, aptidões e métodos de investigação baseados numa visão crítica;
9 - Desenvolver capacidades de comunicação com os seus pares e a restante comunidade académica.

Conteúdos / Programa:

1 - A pseudoneutralidade do modelo curricular tecnológico;
2 - O fim das meta-narrativas: a diferença e a identidade, valorizadas numa perspetiva crítica;
3 - As diferenças de género refletidas no currículo;
4 - O currículo como narrativa racial e étnica;
5 - A teoria Queer: uma coisa "estranha" no currículo;
6 - O pós-modernismo e o currículo;
7 - Uma teoria pós-estruturalista do currículo;
8 - Uma teoria pós-colonialista do currículo;
9 - Os Estudos Culturais e o currículo;
10 - Cultura e pedagogia: onde começa e termina cada uma?
11 - Currículo: a relação entre saber e poder.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cestari, LA. (Ed.). , 2017 , Subjects, policies, curriculum and learning in a post-critical approach. ,
Davis, A. , 2016 , Mulheres, Raça e Classe. , Boitempo
Letizia, A. , 2013 , Battle for the enlightenment: neoliberalism, critical theory and the role of circumvential education. ,
Lopes, AC. , 2013 , Teorias pós-críticas, política e currículo. ,
Pacheco, JA. , 2012 , Curriculum Studies: what is the field today? ,
Scott, D. , 2007 , Critical Essays on Major Curriculum Theorists , Taylor&Francis eBooks
Slater, G. , 2015 , Education as recovery: neoliberalism, school reform and the politics of crisis. ,
Young, M. , 2013 , Overcoming the crisis in curriculum theory ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As correntes críticas e pós-críticas do currículo são trabalhadas a partir da exposição oral da docente. O debate tem subjacente a leitura prévia de artigos, capítulos de livros ou mesmo livros, que proporcionem uma fundamentação crítica sobre as diversas temáticas, registadas em portefólio. Numa 2ª fase, os estudantes, individualmente ou em grupo, escolherão, de entre os conteúdos atrás elencados, um apenas, que aprofundarão, com base na visão de mais de um autor, responsabilizando-se pela sua comunicação e pelo debate que proporcionarão aos demais colegas, para que todos possam ter um conhecimento razoável sobre o ponto em que se especializaram. Além da participação nas atividades propostas (30%), os estudantes devem apresentar um trabalho individual escrito com um formato de artigo académico, para o treino necessário para a posterior elaboração da tese (70%).