Disciplina: Projeto de Investigação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

54 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Na sequência da UC de Investigação em Educação, pretende-se que o estudante seja agora capaz de elaborar o seu projeto de investigação mais focado em currículo e/ou inovação pedagógica, com reforço de ECTS. Ele terá de:
1 - Discutir criticamente os paradigmas contemporâneos na construção do conhecimento científico em currículo e inovação pedagógica;
2 - Formular claramente o problema, as questões e os objetivos da sua investigação;
3 - Ampliar e organizar conhecimentos avançados em metodologias de investigação adequadas a estudos sobre currículo e inovação pedagógica;
4 - Aprofundar conhecimentos acerca das técnicas de recolha e análise de dados;
5 - Analisar criticamente projetos de investigação em currículo e inovação pedagógica;
6 - Pesquisar, organizar e analisar informação científica necessária para o projeto de investigação;
7 - Desenvolver atitudes de autonomia científica no planeamento de um projeto de investigação pertinente e original;
8 - Defender publicamente o projeto de investigação.

Conteúdos / Programa:

1 - Paradigmas de investigação em confronto ou em conciliação, tendo em conta o objeto de estudo em currículo e em inovação pedagógica;
2 - Campo, objeto, e problema de investigação;
3 - Objetivos e questões ou hipóteses de investigação, de acordo com o quadro teórico de referência de cada área;
4 - Metodologias de investigação mais específicas da área de currículo: survey; grounded theory; histórica; de avaliação ou referencialização; (auto)biográfica; estudo comparativo; estudo de caso múltiplo; investigação-ação, etc.;
5 - Metodologias de investigação mais específicas da área de inovação pedagógica: abordagem etnográfica; estudo de caso simples; narrativa, etc.;
6 - Técnicas específicas de recolha e análise de dados na investigação em currículo e inovação pedagógica;
7 - Questões epistemológicas, interdisciplinares e éticas que se colocam à investigação em currículo e inovação pedagógica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Creswell, J. , 2007 , Qualitative Inquiry & Research Design. Choosing Among Five Approaches , Thousand Oaks: Sage
Eco, U. , 2007 , Como se faz uma tese em ciências humanas , Lisboa: Presença
Lunenburg, F. C. & Irby, B. J. , Writing a Successful Thesis or Dissertation: Tips and Strategies for Students in the Social and Behavioral Sciences , housand Oaks: Corwin
Pacheco, J. A. , 2006 , Uma perspetiva atual sobre a investigação em Estudos Curriculares , Perspectiva
Pinar, W. (Ed.). , 2014 , International Handbook of Curriculum Research , New York and London: Routledge Taylor & Francis.
Roth, W.-M. , 2017 , The invisible subject in educational science , Journal of Curriculum Studies
Sabirón Sierra, F. , 2007 , Métodos de investigación etnográfica en Ciencias Sociales , Zaragoza: Mira Editores
Stenhouse, L. , 1975 , An Introduction to Curriculum Research and Development , London: Heinemann. Thousand Oaks: Sage Publications.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC pressupõe uma participação ativa dos doutorandos na procura, interpretação e aplicação da informação científica recolhida. Esperando-se que os doutorandos desenvolvam processos graduais de autonomia na conceção e projeção de investigações científicas relevantes e originais, é-lhes proporcionado o contacto com diversos projetos de investigação nestas áreas, constantes dos acervos do CIE-UMa e de outras IES nacionais e estrangeiras, bem como a sua integração na comunidade científica de referência do curso. A avaliação incide na análise e discussão crítica do projeto de tese, perante um júri de 3 docentes, com a ponderação de 70% para a qualidade científica do projeto, patente na pertinência e originalidade do tema, sistematização da informação teórica, opções e rigor do quadro metodológico e respetiva articulação com o quadro teórico e o desenvolvimento da investigação, e rigor da escrita académica. A qualidade da apresentação e defesa oral do projeto terá a ponderação de 30%.