Disciplina: Projeto de Investigação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

54 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0  - Na sequência da UC de Investigação em Educação, pretende-se que o estudante seja agora capaz de elaborar o seu projeto de investigação mais focado em currículo e/ou inovação pedagógica, com reforço de ECTS. Ele terá de:
1  - Discutir criticamente os paradigmas contemporâneos na construção do conhecimento científico em currículo e inovação pedagógica;
2  - Formular claramente o problema, as questões e os objetivos da sua investigação;
3  - Ampliar e organizar conhecimentos avançados em metodologias de investigação adequadas a estudos sobre currículo e inovação pedagógica;
4  - Aprofundar conhecimentos acerca das técnicas de recolha e análise de dados;
5  - Analisar criticamente projetos de investigação em currículo e inovação pedagógica;
6  - Pesquisar, organizar e analisar informação científica necessária para o projeto de investigação;
7  - Desenvolver atitudes de autonomia científica no planeamento de um projeto de investigação pertinente e original;
8  - Defender publicamente o projeto de investigação.
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Conteúdos / Programa:

1  - Paradigmas de investigação em confronto ou em conciliação, tendo em conta o objeto de estudo em currículo e em inovação pedagógica;
2  - Campo, objeto, e problema de investigação;
3  - Objetivos e questões ou hipóteses de investigação, de acordo com o quadro teórico de referência de cada área;
4  - Metodologias de investigação mais específicas da área de currículo: survey; grounded theory; histórica; de avaliação ou referencialização; (auto)biográfica; estudo comparativo; estudo de caso múltiplo; investigação-ação, etc.;
5  - Metodologias de investigação mais específicas da área de inovação pedagógica: abordagem etnográfica; estudo de caso simples; narrativa, etc.;
6  - Técnicas específicas de recolha e análise de dados na investigação em currículo e inovação pedagógica;
7  - Questões epistemológicas, interdisciplinares e éticas que se colocam à investigação em currículo e inovação pedagógica.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Creswell, J. , 2007 , Qualitative Inquiry & Research Design. Choosing Among Five Approaches , Thousand Oaks: Sage

Eco, U. , 2007 , Como se faz uma tese em ciências humanas , Lisboa: Presença

Lunenburg, F. C. & Irby, B. J. , Writing a Successful Thesis or Dissertation: Tips and Strategies for Students in the Social and Behavioral Sciences , housand Oaks: Corwin

Pacheco, J. A. , 2006 , Uma perspetiva atual sobre a investigação em Estudos Curriculares , Perspectiva

Pinar, W. (Ed.). , 2014 , International Handbook of Curriculum Research , New York and London: Routledge Taylor & Francis.

Roth, W.-M. , 2017 , The invisible subject in educational science , Journal of Curriculum Studies

Sabirón Sierra, F. , 2007 , Métodos de investigación etnográfica en Ciencias Sociales , Zaragoza: Mira Editores

Stenhouse, L. , 1975 , An Introduction to Curriculum Research and Development , London: Heinemann. Thousand Oaks: Sage Publications.

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC pressupõe uma participação ativa dos doutorandos na procura, interpretação e aplicação da informação científica recolhida. Esperando-se que os doutorandos desenvolvam processos graduais de autonomia na conceção e projeção de investigações científicas relevantes e originais, é-lhes proporcionado o contacto com diversos projetos de investigação nestas áreas, constantes dos acervos do CIE-UMa e de outras IES nacionais e estrangeiras, bem como a sua integração na comunidade científica de referência do curso. A avaliação incide na análise e discussão crítica do projeto de tese, perante um júri de 3 docentes, com a ponderação de 70% para a qualidade científica do projeto, patente na pertinência e originalidade do tema, sistematização da informação teórica, opções e rigor do quadro metodológico e respetiva articulação com o quadro teórico e o desenvolvimento da investigação, e rigor da escrita académica. A qualidade da apresentação e defesa oral do projeto terá a ponderação de 30%.
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