Disciplina: Políticas Curriculares e Inovação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Sendo esta uma UC do 2º semestre, após trabalhadas as 2 UC da especialidade, ela visa confrontar as políticas curriculares com a inovação. Assim o estudante deve ser capaz de:
1 - Reconhecer o papel das agências políticas supranacionais nas políticas curriculares nacionais: as políticas viajantes
2 - Analisar criticamente os programas de Governo (Constitucional e da RAM) relativamente à política curricular, em articulação com a Constituição, o Est. Político-Administrativo da RAM e a LBSE
3 - Detetar as pressões macro sobre a inovação, numa análise sistémica
4 - Reconhecer as opções fundamentais e os valores que estão na base dum projeto curricular
5 - Distinguir entre as intenções declaradas ao nível macro da política curricular e ao nível micro da sua operacionalização, tendo em conta a inovação pedagógica
6 - Demonstrar competências, aptidões e métodos de investigação baseados numa visão crítica e prospetiva das políticas curriculares
7 - Comunicar com os pares e com a comunidade académica

Conteúdos / Programa:

1 - Políticas curriculares locais, regionais, nacionais e supranacionais; que espaço para a inovação nas políticas viajantes?;
2 - Currículo ideológico, formal e operacional; esferas de poder que afetam as decisões curriculares;
3 - Programação, realização e avaliação das políticas de educação;
4 - Quem define? Níveis de decisão político?educacional; discurso oficial do Estado e as práticas curriculares;
5 - Para quem? Centralização e descentralização: regionalização e flexibilização; abertura da educação;
6 - Com que fim? Fundamentação das políticas curriculares;
7 - O quê? Programas de governo e medidas legislativas;
8 - Em que contexto? A dinâmica política e os desafios da globalização e da pós-modernidade;
9 - Que tipo de pressões e entraves à inovação pedagógica? A abordagem sistémica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ball, S. J. , 2012 , Global education: new policy networks and the neo-liberal imaginary , London: Routledge
Bascia, N. et al , 2014 , Teachers, Curriculum Innovation and Policy Formation , Curriculum Inquiry
CERI , 2016 , 21st century learning: Research, Innovation, and Policy. Directions from recent OECD analyses ,
Karkkainen , 2012 , Bringing about Curriculum Innovations. OECD Education Working Papers , OECD Publishing
Pacheco, J. A. , 2005 , Políticas Curriculares , Porto: Porto Editora
Priestley, M. , 2012 , Curriculum for Excellence: transformational change or business as usual? , Interacções
Robertson, S. L. et al. (Eds.) , 2016 , Global Regionalisms and Higher Education: Projects, Processes, Politics , Cheltenham: Edward Elgar
Schiro, M. S. , 2008 , Curriculum Theory. Conflicting Visions and Enduring Concerns. , LA: Sage
White, R. , 2013 , Curriculum Development, Innovation and Reform , London: Nova

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Além da exposição teórica pela professora, a metodologia de trabalho exige uma elevada participação do doutorando na busca de informação, através de leitura e reflexão, em pares ou em grupo, de Programas de governo, medidas políticas, relatórios produzidos, e/ou consulta a sites da Comissão Europeia, do Ministério da Educação e da Secretaria Regional da Educação, bem como através de entrevistas aos responsáveis políticos pela educação nacional ou regional. Esta unidade curricular assenta também na discussão e apresentação de estudos e propostas legislativas, com base na técnica de scenario planning, aos demais elementos da turma, para que todos possam ter algum conhecimento sobre o assunto trabalhado. Além da participação nas atividades dentro ou fora da sala de aula (30%), os alunos devem apresentar um trabalho individual escrito onde discutam as possibilidades da inovação nas políticas curriculares (70%).