Disciplina: Ambientes de Aprendizagem Emergentes

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. Conceção Epistemológica dos Ambientes de Aprendizagem Emergentes na Era Pós-Humanista:

  - Compreender os fundamentos teóricos que sustentam os ambientes de aprendizagem emergentes.

  - Analisar a integração da inteligência artificial (IA) em ambientes de aprendizagem emergentes.

  - Investigar os conceitos de pós-humanismo, cidadão ciborgue e suas implicações filosóficas na educação.

2. Ambientes Emergentes, Tecnologias Ubíquas e Inovação Pedagógica:

  - Avaliar a relação entre os ambientes de aprendizagem emergentes e a inovação pedagógica.

  - Estabelecer a relação entre tecnologias generativas com IA e a inovação pedagógica.

  - Explorar ambientes de aprendizagem que utilizam MOOCs, Cloud Computing, Impressão 3D, Learning Analytics, Gamification, realidade aumentada e realidade mista.

3. Critérios de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem Emergentes:

  - Identificar a adequação e relevância dos critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes no contexto pós-humanista.

  - Estabelecer critérios específicos para a avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.

  - Formular critérios de avaliação para o uso das tecnologias generativas com IA em ambientes de aprendizagem emergentes.

4. Implicações Sociais e Éticas do Uso das Tecnologias Generativas na Educação em Ambientes de Aprendizagem Emergentes:

  - Analisar as implicações sociais, éticas e culturais da integração de tecnologia e IA na educação.

  - Avaliar os direitos, responsabilidades e autonomia dos cidadãos ciborgues na era pós-humana.

  - Desenvolver estratégias para a formação ética dos professores visando uma sociedade inclusiva e equitativa no contexto pós-humano.

Conteúdos / Programa:

1. Conceção epistemológica dos ambientes de aprendizagem emergentes na era pós-humanista.

- Fundamentos teóricos dos ambientes de aprendizagem emergentes.

- A integração da inteligência artificial (IA) nos ambientes de aprendizagem emergentes.

- Os conceitos de pós-humanismo, de cidadão ciborgue e das suas implicações filosóficas na educação.

2. Ambientes emergentes, tecnologias ubíquas e inovação pedagógica.

- Os ambientes de aprendizagem emergentes e a sua relação com a inovação pedagógica.

- Relação entre tecnologias generativas com IA e a inovação pedagógica.

- Ambientes de aprendizagem com MOOC, Cloud Computing, Impressão 3D, Learning Analytics, Gamification, realidade aumentada e realidade mista.

3. Critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.

- Adequação e relevância de critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes no contexto pós-humanista.

- Critérios de avaliação para ambientes de aprendizagem emergentes.

- Critérios de avaliação para o uso das tecnologias generativas com IA em ambientes de aprendizagem emergentes.

4. Implicações sociais e éticas do uso das tecnologias generativas na educação em ambientes de aprendizagem emergentes.

- Implicações sociais, éticas e culturais da integração de tecnologia e IA na educação.

- Direitos, responsabilidades e autonomia dos cidadãos ciborgues na era pós-humana.

- A formação ética dos professores para uma sociedade inclusiva e equitativa, no contexto pós-humano.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Autoavaliação e heteroavaliação da participação nas aulas (50%) e na redação de trabalhos escritos na aula sobre o tema: ambientes de aprendizagem emergentes (50%).                             

 

Participação oral (10 valores):

Fluência e clareza na expressão oral (2,5 valores)

Domínio do conteúdo apresentado (2,5 valores)

Adequação do discurso (2,5 valores)

Atitude e linguagem corporal  (2,5 valores)

 

Realização de trabalhos escritos (10 valores):

Estruturação lógica e coerente do texto (2 valores)

Fundamentação teórica com citação de fontes credíveis (3 valores)

Análise crítica e reflexiva sobre o tema (3 valores)

Clareza da linguagem e correção gramatical e ortográfica (2 valores)

Regente da Disciplina:

José Paulo Gomes Brazão