Disciplina: Ambientes de Aprendizagem Emergentes
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
27 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
0 - Nesta UC optativa, os doutorandos tornar-se-ão capazes de analisar criticamente, e com base na investigação atual na área, a importância dos ambientes de aprendizagem emergentes, nomeadamente:
1 - Conceituar ambientes de aprendizagem emergentes e reconhecer a possibilidade de utilização das tecnologias digitais emergentes como ferramentas ubíquas de aprendizagem;
2 - Relacionar os ambientes de aprendizagem emergentes com o conceito de lifelong learning;
3 - Distinguir entre ambientes de aprendizagem emergentes formais e informais;
4 - Compreender o papel que a exploração dessas ferramentas pode ter na inovação pedagógica;
5 - Relacionar a atividade em ambientes de aprendizagem emergentes com os modelos instrucionista, construtivista e construcionista, nas perspetivas de Papert e de Jonassen;
6 - Desenvolver critérios para a avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.
Conteúdos / Programa:
1 - Fundamentos teóricos dos ambientes de aprendizagem;
2 - Ambientes pessoais de aprendizagem e tecnologias ubíquas;
3 - Modelos de aprendizagem em ambientes emergentes formais e informais;
4 - Ambientes emergentes e inovação pedagógica.
5 - Aprendizagem em ambientes emergentes específicos (MOOC, Cloud Computing, Impressão 3D, Learning Analytics, Gamification, realidade aumentada, etc.);
6 - Critérios de avaliação de ambientes de aprendizagem emergentes.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Adams Becker, S., Cummins, M., Davis, A., Freeman, A., Hall Giesinger, C., and Ananthanarayanan, V. , 2017 , NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition , The New Media Consortium.
Erstad, O., Kumpulainen, K., Mäkitalo, Å., Schrøder, K.C., Pruulmann-Vengerfeldt, P., Jóhannsdóttir, T.(Eds.) , 2016 , Learning across contexts in the Knowledge Society , Sense Publishers.
Kincheloe, J. , 2006 , Construtivismo Crítico , Edições Pedago.
Kuger S., Klieme E., Jude, N. and Kaplan, D. (Eds) , 2017 , Assessing Contexts of Learning: An International Perspective , Springer.
Papert S. , 1997 , A família em rede. , Relógio d?Água.
Sharmila, H. W. and Ferris, P. (Eds.) , 2017 , Unplugging the Classroom: Teaching with Technologies to Promote Students' Lifelong Learning , Chandos Publishing.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A UC baseia-se em autores que investigam o uso educacional das tecnologias emergentes, em condições algo difíceis, dada a pressão do desenvolvimento tecnológico e de políticas supranacionais que endossam a incorporação de tecnologia nas escolas. Em contraponto, propõe-se a leitura de autores mais distanciados e mais críticos, cuja relação com a tecnologia é mais mediata. Sendo uma UC de doutoramento, requer-se dos doutorandos autonomia e protagonismo, nomeadamente ajudando a construir o seu enquadramento teórico e a fundamentar a criação dos critérios de análise e avaliação dos contextos de aprendizagem emergentes. Serão usadas técnicas de flipped classroom, scenario planning, gamification e problem based learning, bem como a debates com base na leitura de textos, seguida de discussão em grupo. A avaliação incide na participação nas aulas (40%) e na redação de um trabalho individual sobre avaliação de um contexto de aprendizagem emergente 60%).