Disciplina: Investigação e Tese
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
180 Horas
NÚMERO DE ECTS:
100 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Sendo esta UC reservada para a investigação autónoma propriamente dita, pretende-se que o estudante seja capaz de:
1. Operacionalizar o projeto de investigação defendido no final do ano anterior, ajustando-o ao locus de pesquisa em concreto;
2. Analisar criticamente o estado de arte no domínio específico do problema de investigação, selecionando os textos fundamentais e autores de referência para o problema específico da investigação;
3. Aprofundar aspetos metodológicos decorrentes da investigação em desenvolvimento;
4. Sistematizar e analisar criticamente os dados recolhidos;
5. Confrontar a interpretação dos dados com a revisão de literatura efetuada;
6. Redigir a tese de doutoramento;
7. Elaborar um artigo científico para divulgação internacional junto da comunidade académica;
8. Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a investigação realizada, em sede de defesa pública da tese.
Conteúdos / Programa:
Os conteúdos são sugeridos pelas problemáticas formuladas por cada doutorando no quadro das linhas de pesquisa do CIE-UMa em Currículo e Inovação Pedagógica, em articulação com os temas trabalhados nas UC do 1º ano, e as metodologias de investigação selecionadas.
Além disso, serão aprofundados os seguintes conteúdos:
Questões metodológicas emergentes da efetivação dos projetos individuais de investigação;
Análise de aspetos específicos de redação de textos académicos, nomeadamente artigos científicos.
Normas científicas subjacentes à redação da tese de doutoramento;
Ferramentas informáticas de citação e referenciação;
Bases de dados on-line (por ex. B-on).
Bibliografia / Fontes de Informação:
A bibliografia principal é elaborada em conformidade com a temática de cada projeto de investigação, sem prejuízo das referências indicadas nas unidades curriculares de Investigação em Educação, Projeto de Investigação e Seminários de Formação Doutoral.
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação decorre da qualidade da tese e da prestação oral do doutorando durante as provas públicas, com a ponderação de 100%, decorrente da qualidade demonstrada durante o processo investigativo bem como da sua capacidade de argumentação e contra-argumentação na defesa pública, por deliberação do júri de Doutoramento.