Disciplina: Investigação e Tese

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

180 Horas

NÚMERO DE ECTS:

100 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Operacionalizar o projeto de investigação defendido no final do ano anterior, ajustando-o ao locus de pesquisa em concreto;
2 - Analisar criticamente o estado de arte no domínio específico do problema de investigação, selecionando os textos fundamentais e autores de referência para o problema específico da investigação;
3 - Aprofundar aspetos metodológicos decorrentes da investigação em desenvolvimento;
4 - Sistematizar e analisar criticamente os dados recolhidos;
5 - Confrontar a interpretação dos dados com a revisão de literatura efetuada;
6 - Redigir a tese de doutoramento;
7 - Elaborar um artigo científico para divulgação internacional junto da comunidade académica;
8 - Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a investigação realizada, em sede de defesa pública da tese.

Conteúdos / Programa:

1 - Os conteúdos são sugeridos pelas problemáticas formuladas por cada doutorando no quadro das linhas de pesquisa do CIE-UMa em Currículo e Inovação Pedagógica, em articulação com os temas trabalhados nas UC do 1º ano, e as metodologias de investigação selecionadas.
2 - Além disso, serão aprofundados os seguintes conteúdos: Questões metodológicas emergentes da efetivação dos projetos individuais de investigação; Análise de aspetos específicos de redação de textos académicos, nomeadamente artigos científicos. Normas científicas subjacentes à redação da tese de doutoramento; Ferramentas informáticas de citação e referenciação; Bases de dados on-line (por ex. B-on).

Bibliografia / Fontes de Informação:

A bibliografia principal é elaborada em conformidade com a temática de cada projeto de investigação, sem prejuízo das referências indicadas nas unidades curriculares de Investigação em Educação, Projeto de Investigação e Seminários de Formação Doutoral.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Sob orientação tutorial, que pode enveredar por coorientação interna ou externa, vinda de outra IES, conforme a especificidade do problema selecionado, as metodologias centram-se em grande medida no trabalho autónomo do estudante na busca de informação, leitura de textos fundamentais de autores de referência e resolução de problemas metodológicos complexos colocados pelo trabalho de investigação, cabendo ao(s) orientador(es) a tarefa de apoio individual, motivacional e científico, ao longo do processo investigativo. Os encontros presenciais são precedidos pelo envio, por email ao(s) orientador(es), de material produzido pelo estudante. A avaliação decorre da qualidade da tese e da prestação oral do doutorando durante as provas públicas, com a ponderação de 100%, decorrente da qualidade demonstrada durante o processo investigativo bem como da sua capacidade de argumentação e contra-argumentação na defesa pública, por deliberação do júri de Doutoramento.