Disciplina: Botânica Económica

Área Científica:

Biologia e Bioquímica

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Lecionar conhecimentos de botânica aplicados à agricultura, com ênfase nas noções e conceitos fundamentais de anatomia, morfologia, fisiologia, fenologia, diversidade e taxonomia das espécies agrícolas.
2 - Reconhecer as estruturas celulares, histológicas, anatómicas e morfológicas da plantas, compreender o seu funcionamento e importância.
3 - Conhecer a origem, diversidade e taxonomia das espécies utilizadas na agricultura e alimentação e abordar a sua importância para o Homem e para a agricultura.
4 - Conhecer os principais grupos da agrodiversidade, saber distinguir plantas endémicas, nativas, introduzidas e domesticadas.
5 - Adquirir noções e conhecimentos sobre o seu potencial para a agricultura sustentada.
6 - Capacitar-se e refletir sobre a importância dos conhecimentos de botânica na valorização da prática agrícola.
7 - Capacitar-se, interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura atividade profissional.
8 - Demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à botânica económica.
2 - Noções de histologia, anatomia e morfologia vegetal.
3 - Noções de fisiologia vegetal, e a sua relevância agrícola.
4 - Noções de fenologia das plantas e as suas implicações agrícolas.
5 - Diversidade e classificação taxonómica das plantas de interesse agrícola.
6 - Noções de fitogeografia agrícola.
7 - Uso e função das plantas na agricultura.
8 - Observar as plantas, a sua composição, estrutura e funcionamento.
9 - Explorar a diversidade vegetal nos agrossistemas, espaços verdes, jardins, etc, e compreender a sua função.
10 - Conhecer as coleções botânicas, herbários e o Jardim Botânico, e compreender a sua importância.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Antunes, T., Pinto, I.S. , 2006 , Botânica. A passagem à vida terrestre , Lidel ? Ed. Técnicas. Lisboa
Lousã, M., Monteiro, A., Espírito Santo, D., Sousa, E., Costa, J.C. , 2007 , Manual de Botânica , Lisboa, Instituto Superior de Agronomia
Bowes, B.G. , 1996 , A colour atlas of plant structures , Manson Publishing
Esau, K. , 1976 , Anatomia das plantas com sementes , Edgard Blucher Lda. São Paulo
Raven, P.H., Evert, R.F., Eichorn, S.E. , 1999 , Biology of plants , Worth Publ., New York
Vavilov, N. I. , 1987 , A origem e geografia das plantas agrícolas , Moscovo, Nauka
Borges PAV, Abreu C, Aguiar AMF, Carvalho P, Jardim R, Melo I, Oliveira P, Sérgio C, Serrano ARM, Vieira P. , 2008 , A list of the terrestrial fungi, flora and fauna of Madeira and Selvagens archipelagos , irecção Regional do Ambiente da Madeira, Universidade dos Açores, Funchal, Angra do Heroísmo
Menezes de Sequeira M, S. Fontinha, F. Freitas, L. Ramos, M. G. Mateus , 2006 , Plantas e Usos Tradicionais nas Memórias de Hoje, Freguesia da Ilha , Casa do Povo da Ilha / Parque Natural da Madeira, Região Autónoma da Madeira
Press, J. R., Short, M. J. , 1994 , Flora of Madeira , HMSO/London
Vieira, R. M. S. , 2002 , Flora da Madeira, plantas vasculares naturalizadas no arquipélago da Madeira , Museu Municipal do Funchal (História Natural)

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A avaliação na UC de Botânica Económica tem um caráter misto apresentando elementos de avaliação contínua e periódica (sumativa). O desempenho dos alunos nas diferentes componentes letivas (TP/teórico-prática; PL/práticas laboratoriais e TC/trabalho de campo) na UC é avaliado de acordo com o modelo de avaliação A (ver FMA/ficha modelo de avaliação da disciplina), segundo os seguintes momentos de avaliação: 1. Avaliação contínua: apreciação qualitativa do desempenho individual e coletivo dos alunos - 5%. 2. Avaliação sumativa: Teste escrito - 30%; Caderno de práticas 30%; Relatório/Trabalho teórico-prático - 35%.