Disciplina: Sistemas Hortofrutícolas

Área Científica:

Produção Agrícola e Animal

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Lecionar conhecimentos e conceitos sobre as principais culturas hortícolas e frutícolas lenhosas, integrando conhecimentos básicos com soluções tecnológicas, com vista à tomada de decisão na resolução de problemas.
2 - Desenvolver de competências para intervir nas principais culturas permanentes e herbáceas, através do conhecimento das plantas, da sua biologia, ecologia e utilização; dos métodos de propagação, e das técnicas de produção.
3 - Obter conhecimentos técnicos sobre poda e condução, fertilização, rega, proteção contra pragas, doenças e infestantes, regulação do crescimento e produção, colheita e preparação.
4 - Desenvolver capacidades para refletir sobre os conhecimentos adquiridos e valorizar a sua aplicação na prática agrícola e na planificação das culturas.
5 - Desenvolver capacidades para interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura atividade profissional.
6 - Desenvolver e demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.

Conteúdos / Programa:

1 - Conteúdos teóricos (17h): Sistemas hortofrutícolas característicos: Planeamento das culturas; Preparação do sistema.
2 - Implementação das culturas: Propagação de plantas; Sementeira; Plantação.
3 - Biologia e utilização das hortícolas.
4 - Biologia e utilização de frutícolas.
5 - Fertilização e nutrição de hortícolas e frutícolas.
6 - Rega: Técnicas de rega; Necessidades hídricas de hortícolas e frutícolas.
7 - Desenvolvimento das culturas: Fases chave do desenvolvimento da cultura e respectivas práticas culturais.
8 - Técnicas culturais e de maneio aplicadas a casos de estudo específicos: Vinha; Anona; Bananeira; Batata-doce; Cebola.
9 - Conteúdos Aplicados (PL 17 + TC 25h): Actividades laboratoriais e de campo relacionadas com os tópicos teórico-práticos da disciplina.
10 - Visitar viveiros e a produtores de uvas, fruta e hortaliças.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Hessayon, D. G. , 2001 , Manual de Horticultura , Barcelona, Blume
Silveira, G. S. R. , 2010 , Manual de Hortaliças Não‐Convencionais , Brasília, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Mourão, I. M. , 2007 , Manual de Horticultura no Modo de Produção Biológico , Ponte de Lima, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima/IPVC
A Fruticultura na Macaronésia. Contributo do projecto Interfruta para o seu desenvolvimento , 2006 , Lopes, D., Pereira, A., Mexia, A., Mumford, J., Cabrera, R. , Sersilito

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e avaliação da unidade curricular são diversificadas para abranger as diferentes componentes lectivas e estão de acordo com o previsto para os cursos técnicos superiores profissionais e visão promovera uma aprendizagem ativa e contextualizada. A avaliação é formativa, com feedback contínuo, e sumativa, com provas escritas, trabalhos práticos, apresentações orais, e a participação em atividades de campo. A avaliação obedece ao regulamento de avaliação da aprendizagem da instituição e é constituída por momentos de avaliação, cujo peso é ajustado ao peso das componentes lectivas da unidade curricular, não podendo o peso de um momento de avaliação ser superior a 50% da nota final da disciplina. As formas de avaliação, número de momentos de avaliação e seu peso na nota final são concretizados pelo docente no inicio do semestre.