Disciplina: Práticas Agrícolas II

Área Científica:

Produção Agrícola e Animal

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Obter conhecimentos que permitam a seleção das melhores técnicas e produtos para manutenção da sanidade dos cultivos, produzindo chorumes e chás a partir de processos naturais com potencialidades protetoras para as diferentes espécies agrícolas.

Habilitar para a aplicação de fitofármacos respeitando todas as regras de precaução, vestuário, normas, dosagem e rotulagem.

Produzir e compreender a utilização de biorremidiadores em modo produção biológico.

Capacitar para a utilização de maquinaria agrícola tendo em atenção as características, normas de utilização e segurança, seleção de equipamentos auxiliares e manutenção, considerando as necessidades e características da exploração e adequação as diferentes culturas.

Efetuar as colheitas das produções segundo as regras de mercado, respeitando o ciclo fisiológico das culturas de forma a garantir produtos de alta qualidade. Proceder ao seu acondicionamento tendo em consideração a adequação das embalagens aos diferentes produtos de modo a manter as características do produto ao longo da fileira comercial.

Construir e montagem de abrigos com vista a proteção e desenvolvimento das culturas tendo em consideração as vantagens e desvantagens para as espécies cultivados e as características específicas das culturas instaladas.

Conteúdos / Programa:

Praticas agrícolas II: Técnicas de manutenção da sanidade do cultivo, sendo abordados temas relacionados com a aplicação de fitofármacos (cuidados, vestuário, normas, dosagem e rotulagem), a produção de biorremidiadores e a sua utilização em MPB, maquinaria agrícola (características, normas de utilização e segurança, equipamentos auxiliares, manutenção), técnicas de colheita e acondicionamento, construção e montagem de abrigos com a colocação de coberturas com vista a proteção e desenvolvimento das culturas.

 

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

1- Ferreira, J. C. (Coord.). As Bases da Agricultura Biológica Tomo I ? Produção Vegetal. EDIBIO. Lisboa. 2009.

2- Mourão, I. M. Manual de Horticultura no Modo de Produção Biologico. Projecto PO AGRO DE&D-747-2009

3- Manual de Agricultura biológica, terras de Bouro. Município de Terras de Bouro.

Métodos e Critérios de Avaliação:

1) A avaliação da UC em época normal será efetuada na componente teórica e prática, em que a componente teórica terá um peso de 30% da nota final e a componente prática terá um peso de 70% da nota final na UC. Só serão admitidos para avaliação final os alunos com um mínimo de 80% de frequência às aulas.

1.1) A avaliação da componente teórica (TP) será efetuada através de uma frequência (teste escrito), que terá um peso de 30% na nota final.

1.2) A avaliação da componente prática terá um peso de 70% da nota final da UC.

1.2.1) Através da entrega de relatórios das atividades práticas(25%) e elaboração de um trabalho final da UC (15%), sendo que 30% da nota final será atribuída através da avaliação contínua, tendo em consideração a assiduidade, participação, iniciativa, interesse e desempenho das tarefas/técnicas nas atividades práticas.

2) Recurso: caso o aluno não obtenha a nota mínima de 10 na soma das duas componentes teórica e prática na época normal, terá só a hipótese de recuperar 100% da nota teórica em exame de recurso não sendo recuperável a componente prática.