Disciplina: Introdução aos Métodos Quantitativos

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aplicar conhecimentos básicos e técnicas matemáticas a problemas concretos na área da contabilidade e da fiscalidade.
2 - Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo e as capacidades de análise e de abstração.
3 - Estimular as capacidades de modelação, o rigor na análise e na comunicação e apresentação de dados e resultados.
4 - Desenvolver competências matemáticas gerais como ferramentas na resolução de problemas
5 - Utilizar o cálculo matricial na resolução de sistemas de equações.
6 - Consolidar conhecimentos de matemática do ensino pré-superior, desenvolvendo competências de manipulação numérica e de formulação e resolução de problemas.

Conteúdos / Programa:

1 - Noções de Álgebra linear.
1.1 - Matrizes.
1.2 - Sistemas de equações lineares.
1.3 - Determinantes.
2 - Cálculo diferencial com funções reais de uma variável real.
2.1 - Funções reais de uma variável real.
2.2 - Limites e continuidade.
2.3 - Taxa de variação e derivada: definição e interpretação geométrica.
2.4 - Derivadas: regras de derivação e aplicações.
3 - Introdução ao cálculo integral com funções reais de uma variável real.
3.1 - Primitivas e integrais indefinidos.
3.2 - Regras de primitivação e aplicações.
4 - Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem.
4.1 - Definições preliminares.
4.2 - Equações diferenciais de variáveis separáveis.
4.3 - Equações diferenciais lineares.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Apostol, T.M. , 1998 , Cálculo , Reverté
Ferreira, C. , 1999 , Introdução à Análise Matemática , Fundação Calouste Gulbenkian
Harshbarger, R. J. & Reynolds, J. J. , 2006 , Matemática Aplicada - Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas , McGraw-Hill Interamericana do Brasil
Jacques, I. , 1994 , Mathematics for Economics and Business , Addison Wesley
Magalhães, L.T. , 1998 , Álgebra Linear como Introdução à Matemática Aplicada , Texto Editora, Portugal
Monteiro, A.; Pinto, G. & Mendes, C. , 1998 , Álgebra Linear e Geometria Analítica: Problemas e Exercícios , McGraw-Hill, Portugal
Pires, C. , 2011 , Cálculo para Economia e Gestão , Escolar Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A avaliação compreende: Tipo de classificação: Quantitativa (0-20); Modelo de Avaliação: A Metodologia de Avaliação: Três testes (frequências), a resolver individualmente, com as seguintes ponderações na nota final: 30%, 30% e 40%. Todos estes elementos de avaliação podem ser recuperados época de recurso e ser objeto de melhoria de nota.

Regente da Disciplina:

Ivo Miguel Sousa Ferreira