Disciplina: Fundamentos em Finanças Empresariais

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Na atualidade a necessidade e a importância de conhecimentos básicos de literacia financeira é fundamental, relevante e transversal a toda a sociedade independentemente da sua formação ou atividade profissional. De facto, desde a pessoa que opta por seguir a carreira de empreendedorismo, criando o seu próprio negócio ou a sua própria empresa, mesmo sem conhecimento nem formação específicos sobre esta matéria. Assim sendo, o objetivo desta UC é apresentar aos estudantes os fundamentos das Finanças Empresariais para que consigam adquirir um conjunto de competências básicas associadas à gestão financeira, de modo a compreender a situação financeira e as fontes de criação de valor de um negócio.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução
1.1 - O Âmbito das Finanças da Empresa
1.2 - A Função Financeira
2 - Diagnóstico Financeiro
2.1 - A informação Contabilística e Financeira
2.2 - As Demonstrações Financeiras
3 - Conceitos Fundamentais de Gestão Financeira
3.1 - A Rendibilidade
3.2 - Equilíbrio Financeiro
3.2.1 - O Balanço
3.2.2 - A Demonstração dos Resultados
4 - Análise de Projetos de Investimento
4.1 - O Valor Financeiro do Tempo
4.2 - Valor Atual e a Atualização
4.3 - Valor Futuro e Capitalização
4.4 - Cash Flows
4. 5 - Métodos de Avaliação

Bibliografia / Fontes de Informação:

Magalhães, J. , 2020 , Finanças para não Financeiros , Lisbon: International Press
Atrill, P. , 2003 , Financial Management for Non-specialists, 3.ª ed. , England: Prentice-Hall
Mota, A. & al. , 2020 , Finanças da Empresa: Teoria e Prática, 6.ª ed , Edições Sílabo
Soares, I., Moreira, J., Pinho, C. e Couto, J. , 2015 , Decisões de Investimento: Análise Financeira de Projetos, 4.ª ed. , Edições Sílabo
Matias, R. , 2018 , Cálculo Financeiro: Teoria e Prática, 6.ª ed. , Escolar Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Época Normal: Dois testes escritos com ponderação de 50% cada Época de Recurso: 1 teste escrito com ponderação de 100%. Ficarão aprovados os alunos cuja nota final seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.