Disciplina: Produtos e Destinos Turísticos

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender o conceito de produto turístico e de destino turístico e a importância dos mesmos para o planeamento e gestão estratégica dos territórios turísticos.
2 - Identificar e compreender a prática do planeamento estratégico, baseado em casos de estudos e exemplos, para efeitos de concretizar o design e definição de produto turístico, quer do ponto de vista dos operadores quer numa perspetiva institucional mais lata.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução
1.1 - Análise de conceitos básicos: produto Turístico e destino Turístico;
1.2 - Considerações sobre a importância e prática do Planeamento do Desenvolvimento Turismo;
1.3 - Breve referência ao Planeamento Estratégico do Turismo.
2 - Etapas do Planeamento Estratégico I.
2.1 - Importância da fase de diagnóstico;
2.2 - Análise de planos de desenvolvimento turístico nacionais e regionais e outros estudos;
2.3 - Análise de legislação e dados estatísticos.
3 - Etapas do Planeamento Estratégico II.
3.1 - Delineando a estratégia: definição da missão, metas e objetivos estratégicos;
3.2 - Planeamento do turismo ao nível local e interligação com planos de desenvolvimento turístico regional e nacional.
4 - Etapas do Planeamento Estratégico III.
4.1 - Considerando a implementação. Integração e coordenação de stakeholders;
4.2 - A problemática da governança territorial em rede.
5 - Planeamento Estratégico IV.
5.1 - Avaliação e monitorização das ações desenvolvidas;
5.2 - Revisão dos planos.
6 - Apresentação de exemplos práticos do design e produção de produtos turísticos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cunha, L.; Abrantes, A. , 2013 , Introdução ao Turismo , Lisboa: Lidel
Cunha, L. , 2013 , Economia e Política do Turismo, 3.ª ed. , Lisboa: Lidel
Cunha, L. , 2017 , Turismo e Desenvolvimento , Lisboa: Lidel
Boniface. B; Cooper, C.; Cooper, R. , 2012 , Worldwide Destinations: The geography of travel and tourism, 6th ed. , Butterworth-Heinemann
Foster, D. , 1992 , Viagens e Turismo - Manual de Gestão , CETOP
Madeira, N. , 2010 , Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos , Porto: Princípia Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.Testes escritos (2 testes com peso de 50% cada) constituem um dos métodos primordiais na avaliação de conhecimentos cognitivos. Um dos objetivos genéricos do ensino superior é o de dotar os estudantes com competências que os permitam tornar-se estudantes autónomos e eficientes, capazes de desenvolver competências uteis para o mercado de trabalho. Os alunos são fortemente incentivados a desenvolver competências cognitivas. Para além de ser capazes de listar fatos e conceitos básicos, os alunos deverão também se capazes de relacionar a aprendizagem com situações reais, interpretar relações de causa-efeito, interpretar dados, resolver problm,as e extrair conclusões dos dados. Os testes escritos permitem testar várias competências ao mesmo tempo. Podem também demonstrar competências de ordem superior e conhecimento avançado.