Disciplina: Património Natural e Cultural

Área Científica:

História e Arqueologia

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta UC curricular proporcionará conhecimentos especializados sobre o património natural e cultural. Os formandos familiarizar-se-ão com uma panóplia de legados pertencentes a estas duas categorias, focando particularmente os da Região Autónoma da Madeira. Serão assim capazes de identificar oportunidades para o aproveitamento do seu potencial turístico. A aprendizagem de técnicas de valorização visará a conceção de experiências inovadoras, desenhadas em função das caraterísticas de cada um deles. As competências adquiridas irão habilitar os alunos a desenvolver, executar e monitorizar projetos nesta área, minimizando o seu impacte e adequando a sua implementação ao regime de proteção jurídica específico da classe de bens patrimoniais a explorar. Pretende-se ainda capacitar os discentes, tornando-os aptos a dinamizar e integrar este tipo de produtos na oferta turística através da criação, promoção e comercialização de pacotes, que sejam ao mesmo tempo atrativos, éticos e sustentáveis.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos.
1.1 - Património e turismo: um binómio com história.
1.2 - Problemáticas, conceitos de base e teoria do património.
1.3 - Entre natureza e cultura: novas e velhas categorias de bens patrimoniais.
1.4 - As arenas do património: intervenientes, legis arte e quadro jurídico.
1.5 - Salvaguarda do património, turismo e sustentabilidade.
2 - Conceber uma experiência turística inovadora.
2.1 - Compreender o recurso patrimonial a explorar.
2.2 - Conhecer os formatos de produtos preexistentes.
2.3 - Sondar o público alvo.
2.4 - Identificar as condicionantes.
2.5 - Procurar as oportunidades.
2.6 - Criar um conceito diferenciador.
2.7 - Delinear um plano estratégico.
2.8 - Avaliar a viabilidade económica.
2.9 - Antecipar impactes no património.
2.10 - Testar o produto.
2.11 - Afinar o plano estratégico.
2.12 - Redigir um projeto convincente.
3 - Executar o projeto de forma ética e sustentável.
3.1 - Procurar parceiros.
3.2 - Angariar financiamentos.
3.3 - Salvaguardar as obrigações legais.
3.4 - Acautelar questões éticas.
3.5 - Produzir ferramentas didáticas.
3.6 - Montar estruturas de apoio.
3.7 - Formar os recursos humanos.
3.8 - Divulgar o produto.
3.9 - Monitorizar a execução do projeto.
3.10 - Minimizar impactes no património.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Hall, C. M. & Boyd, S. , 2004 , Nature-Based Tourism in Peripheral Areas: Development or Disaster? , Bristol:Channel View Publications
Hobsbawn, E. e Ranger, T. (eds.) , 1983 , The invention of tradition , Cambridge: Cambridge University Press
Ramos, M. J. (coord.) , 2002 , A matéria do Património: Memórias e identidades , Lisboa: Edições Colibri
Sidali, K. L., Spiller, A. e Schulze, B. , 2011 , Food, Agri-Culture and Tourism: Linking Local Gastronomy and Rural Tourism: Interdisciplinary Perspectives , New York: Springer Science & Business Media
Smith, M. K. , 2009 , Issues in Cultural Tourism Studies , New York: Routledge
Sousa, A. , 2015 , Turismo e património museológicos ? o caso dos museus do Funchal , Revista Turydes: Turismo y Desarrollo
Susan, C. & Pennings, M. , 2017 , Performing Cultural Tourism. Communities, Tourists and Creative Practices , New York: Routledge
Vanzella, E., Lavandoski, J. & Brambilla, A., , 2019 , Alimentação e Turismo: criatividade, experiência e patrimônio cultural , João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.