Disciplina: Operações de Alojamento

Área Científica:

Hotelaria e Restauração

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

- Proporcionar a aquisição de competências técnicas para a execução de tarefas na industria do turismo.

- Formar profissionais com elevada qualidade técnica que permitam responder e compreender a área do turismo, através do domínio de conceitos relacionados com a gestão de alojamentos, de forma a garantir qualidade na prestação de serviços de turismo.

3- Compreensão dos principais conceitos dentro da realidade operacional de um hotel, desde a estrutura até às técnicas básicas de organização e funcionamento de uma unidade hoteleira. Partindo do alojamento até à manutenção, passando pela comercialização e acabando na manutenção e segurança, o aluno deverá entender e dominar na área teórico prática um conjunto de técnicas como funcionam do ponto de vista da afetação de recursos humanos e técnicos esses mesmos departamentos.

Conteúdos / Programa:

- Conceitos, Estrutura e Organização e classificações das Unidades de Alojamento (consolidação).

- Operações de funcionamento e Gestão de Front Office e Back Office- Reservas.

2.1  - Conceitos básicos;

2.2  - Tipos de quartos, tarifas e descontos;

2.3  - Sistemas de reservas;

2.3.1  - Yield Management;

2.3.2  - Comunicação, Atendimento, Postura e Ética hoteleira;

2.3.3  - Ficheiro de clientes/Lista Negra;

2.3.4  - Contratos com agentes de viagens, operadores turísticos, empresas complementares de serviços turísticos;

2.4  - Pedidos, alterações, anulações e cancelamentos de reservas;

2.5  - Situações especiais nas reservas/Vips;

2.5.1  - Reclamações;

2.6 - Reservas de agências de viagens/Reservas de grupos.

 3  - Check-in.

3.1  - Registo de hóspedes;

3.2  - Formas de pagamento e garantias de estada.

4  - Check-out.

4.1  - Gastos de última hora;

4.2  - Apresentação e cobrança de contas;

4.3  - Comunicação e coordenação com outros serviços do hotel;

4.4  - Nigth Auditor.

5  - Os Relatórios.

6  - New Hotel.

7  - Andares 

  • Organização de recursos
  • Funções específicas e tarefas do pessoal
  • Perfil e missão da governanta
  • Técnicas e funções das empregadas de quartos
  • Relações interdepartamentais

A Lavandaria e Rouparia

  • Organização e planeamento
  • Tarefas e documentos
  • O equipamento e material
  • Turcos e linhos
  • A área dos clientes

O Economato e a Cave

  • Definição e introdução
  • Organização e constituição do departamento
  • Funções e tarefas
  • Áreas, equipamento e implementação

10               Organização e Planificação da Cozinha

  • As áreas de trabalho, divisão e distribuição.
  • As tarefas e trabalho
  • Organização de recursos humanos
  • Função das chefias
  • Desenrolar do serviço
  • O equipamento e utensílios e sua distribuição por zonas

11  Os Serviços de Restauração

  • Generalidades do serviço
  • Tipos de serviço
  • Constituição departamental
  • Organização e funções
  • Planificação de tarefas
  • Documentação e controlo da operação
  • Faturação e ligações interdepartamentais

12  A Manutenção e Conservação

  • Organização e funções
  • Serviços externos ao hotel
  • Tendências atuais

 13  Piscinas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Baptista, M., Turismo: Gestão Estratégica, Lisboa: Editorial Verbo (2003).

Cunha, L., Economia e Política do Turismo, Lisboa: McGraw-Hill (1997).

Cunha, L., Introdução ao Turismo, 2ª ed., Lisboa: Editorial Verbo (2003).

Abbott, P. & Lewry, S., Front Office, Mem Martins: Edições CETOP (2006).

Hayes, D. K. & Ninemeier, J. D., Gestão de Operações Hoteleiras, São Paulo: Pearson Education (2005).

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

?A avaliação da unidade curricular será efetuada com base no seguinte:
?Testes;
?Trabalho de grupo ? Apresentação em aula;
?Desempenho, interesse, participação.