Disciplina: Estágio

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

768 Horas

NÚMERO DE ECTS:

30 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aplicar os conhecimentos transversais adquiridos durante o curso;
2 - Facilitar a inserção do futuro profissional de turismo no mercado de trabalho;
3 - Ensaiar as práticas adequadas à realidade do mercado de trabalho;
4 - Saber aplicar adequadamente as competências adquiridas na área da informação e comercialização turística;
5 - Comunicar os conhecimentos adquiridos através da elaboração do relatório de estágio;
6 - Avaliar o interesse e perfil do estagiário para o exercício de uma profissão em turismo e a sua disponibilidade para a execução de tarefas diferenciadas, consoante o setor em causa (alojamento, agências de viagens, animação turística, setor público);
7 - Permitir ao aluno formar-se como pessoa, cidadão e futuro profissional do setor, avaliando a sua capacidade de adaptação a novas situações.

Conteúdos / Programa:

0 - De acordo com o plano de estágio de cada aluno. Todos os conteúdos que permitam a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos nas restantes unidades curriculares, com especial ênfase na área nuclear do turismo. Adequando a cada empresa (entidade recetora) específica o aluno será inserido nas atividades inerentes à Informação e Comercialização Turística, sendo as seguintes funções/tarefas elegíveis para a realização de estágio:
1 - Gestão dos serviços de informação turística;
2 - Gestão da relação com o cliente;
3 - Criação e promoção de programas e atividades de informação e comercialização de produtos e serviços turísticos;
4 - Desenvolvimento, implementação e monitorização de estratégias e ações de marketing para a comercialização dos produtos e serviços turísticos;
5 - Desenvolvimento e gestão de produtos, serviços, espaços e equipamentos turísticos promovendo a sua dinamização e comercialização;
6 - Dinamização e integração do património cultural na oferta turística através da criação e comercialização de pacotes turísticos;
7 - Definição e implementação de ações de promoção nas redes sociais, websites de recomendação e blogues de turismo;
8 - Coordenação da atividade comercial em diversas organizações do setor do turismo;
9 - Coordenação de atividades de promoção de produtos e serviços turísticos e respetivas equipas de comercialização e promoção;
10 - Identificação de oportunidades de negócio e de inovação em produtos e serviços turísticos;
11 - Identificação, definição, planeamento e utilização de novas tecnologias e sistemas de informação na comercialização de produtos e serviços turísticos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Cunha, L.; Abrantes, A. , 2013 , Introdução ao Turismo , Lisboa: Lidel
Cunha, L. , 2017 , Turismo e Desenvolvimento , Lisboa: Lidel

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas envolvem a: realização de tarefas práticas ou aplicadas; experimentação e desenvolvimento de soluções para problemas específicos; pesquisa e análise de conteúdos bibliográficos relacionados, e elaboração do relatório final. O desempenho do estagiário é avaliado pelo orientador, após auscultação do tutor, de acordo com os seguintes critérios: a) assiduidade; b) observação das normas e regras da entidade de acolhimento; c) empenho na execução das tarefas atribuídas; d) execução do plano de estágio definido; e) capacidades e aptidões demonstradas na implementação do plano e execução das tarefas; f) capacidade para mobilizar conhecimentos e aptidões adquiridos; g) qualidade do relatório; h) fundamentação teórica das atividades; i) discussão dos conteúdos do relatório. O estagiário será avaliado nas componentes: prática, 50% do peso da nota final (25% definidas pelo tutor e 25% pelo orientador); relatório e apresentação, 50% do peso na nota final.