Disciplina: Negócios em Turismo B2B

Área Científica:

Marketing e Publicidade

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Proporcionar uma visão ampla e integrada da gestão dos negócios online em Turismo;
2 - Compreender a constituição e as dinâmicas do setor do Turismo em Portugal;
3 - Conhecer e diferenciar os conceitos de E-Business e E-Commerce;
4 - Entender os principais modelos de negócio existentes (B2C; C2B; B2B; C2C; B2G; G2B);
5 - Perceber a importância da gestão de relacionamentos com clientes no contexto empresarial;
6 - Desenvolver e aplicar conceitos de técnicas e táticas de vendas, de negociação e de relação com os clientes B2B;
7 - Criar propostas inovadoras para negociação;
8 - Utilizar Métricas e Indicadores de Atividade;
9 - Explorar Plataformas Multicanal (e.g. E-goi);
10 - Conhecer e explorar as principais redes sociais para profissionais e empresas.

Conteúdos / Programa:

1 - O tecido empresarial em Portugal;
1.1 - Contextualização do setor do Turismo;
2 - O perfil do negociador atual;
3 - E-Business vs E-Commerce;
3.1 - Conceitos fundamentais e principais diferenças;
3.2 - Modelos de negócio (B2C; C2B; B2B; C2C; B2G; G2B);
3.3 - Soluções de E-Commerce;
3.4 - E-Commerce B2B & E-Procurement;
3.5 - Métodos de pagamento digital;
4 - Prospeção e estudo dos potenciais clientes;
5 - Gestão de relacionamentos com clientes (Customer Relationship Management - CRM);
6 - As fases e as técnicas de venda;
7 - A comunicação na venda;
8 - A elaboração de propostas de contrato;
9 - O planeamento e os indicadores métricos das vendas;
10 - As fases, modelos, táticas e técnicas de negociação;
11 - As plataformas de Marketing Multicanal para as empresas de Turismo;
12 - Redes Sociais para profissionais e empresas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Carvalho, J. C. , 2008 , Negociação (3.ª ed.) , Edições Sílabo: Lisboa
Chaffey, D. , 2015 , Digital Business and E-Commerce Management - Strategy, Implementation and Practice (6th ed.) , Pearson Education: UK
Combe, C. , 2006 , Introduction to E-Business - Management and Strategy (1st ed.) , Elsevier: UK
Correia, A. D. , 2015 , Manual de Negociação (2.ª ed.) , Lidel: Lisboa
Cunha, L. , 2017 , Turismo e Desenvolvimento , Lidel: Lisboa
Cunha, L. , 2013 , Introdução ao Turismo (5.ª ed.) , Lidel: Lisboa
Fisher, R. , 2008 , Como Conduzir Uma Negociação - Livro de Exercícios , Lua de Papel: Alfragide
Hoffman, K. D. & Batesson, J. E.G. , 2003 , Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos Estratégias e Casos (2.ª ed.) , Pioneira Thomson Learning: São Paulo
Isaías, P., Sousa, I., Carvalho, L. & Alturas, B. , 2017 , E-Business e Economia Digital: Desafios e Oportunidades num Contexto Global , Edicões Sílabo: Lisboa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos didáticos: Desenvolvimento dos conteúdos programáticos através da exposição e exemplificação dos conceitos. Realização de casos práticos, dinâmicas de grupo/role-playing, debates, análise de artigos, fichas, exercícios e observação de conteúdos multimédia, sistematizando e aplicando os conhecimentos adquiridos.