Disciplina: Canais de Distribuição e Reserva Turística

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer os principais intermediários do sector e a influência de cada um deles no processo de decisão do consumidor;
2 - Perspetivar os desafios e tendências dos novos intermediários digitais para o sector;
3 - Compreender a evolução dos sistemas de informação turísticos;
4 - Dominar as funções básicas do sistema de distribuição.

Conteúdos / Programa:

1 - Os intermediários turísticos e a distribuição.
1.1 - Estrutura da distribuição, função e tipologias de intermediários.
1.2 - Influência dos intermediários de distribuição dos produtos turísticos no processo de decisão do consumidor.
1.3 - CR - Centrais de Reservas.
2 - O papel da informação e o impacto das novas tecnologias.
3 - Sistemas de Informação Turísticos.
3.1 - Evolução histórica dos Sistemas de Informação Turísticos.
3.2 - Funções básicas dos Sistemas de Informação Turísticos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

ABRANJA, N. , 2015 , A situação dos intermediários turísticos face à ameaça dos canais e reserva directos , Universidade de Aveiro, Aveiro
BUHALIS, D., LICATA, M.C. , 2002 , The future etourism intermediaries , Journal Tourism Management
CUNHA, L. , 2017 , Turismo e Desenvolvimento - Realidades e Perspetivas (1.ª ed.) , Editora Lidel. Lisboa
GALILEO , GALILEO ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos didáticos: Desenvolvimento dos conteúdos programáticos através de material elaborado pelo docente, realização de exercícios e análise de estudos de caso, concretizando e aplicando os conhecimentos adquiridos.