Disciplina: Ética e deontologia na Intervenção à Pessoa Idosa, à Família e à Comunidade

Área Científica:

Filosofia e Ética

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar o âmbito da intervenção do técnico de promoção da qualidade de vida da pessoa idosa.
2 - Distinguir diversos tipos de normatividade e de responsabilidade profissional.
3 - Refletir sobre importância da ética, da deontologia e da legislação para o exercício profissional.
4 - Reconhecer a relação existente entre direitos dos clientes e a responsabilidade profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Regulação da profissão: conteúdo funcional, competências e avaliação do desempenho.
2 - Ética, deontologia e responsabilidade legal e profissional.
3 - Direitos da pessoa Idosa e humanização dos serviços.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Amendoeira, J. , 2008 , A Ética das Profissões- ética e deontologia profissional , Lisboa: FORGEP
Araújo, L. , 2005 , Ética: uma introdução , Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda
Aristóteles/Trad. do grego de António de Castro Caeiro , 2009 , Ética a Nicómaco , Oxford University Press
Banks, S. & Nøhr, K. , 2008 , Ética prática para as profissões do trabalho social , Porto: Porto Editora
Carvalho, M. I. , 2016 , Ética aplicada ao Serviço Social- Dilemas e práticas profissionais. , Lidel
Camargo, M. , 2005 , Fundamentos da Ética Geral e Profissional , Petropolis: Vozes
Cortina, A., Martínez, E. , 2005 , Ética , Loyola
Galvão, P. , 2015 , Ética com razões , Fundação Francisco Manuel dos Santos
Perelman, C. , 2002 , Ética e direito , Lisboa: Instituto Piaget.
Satur, R. V., Silva, A. M. , 2020 , Ética na vida, nas profissões e nas organizações: reflexões para debate nos diversos cursos universitários e politécnicos , s/ed.
Silveira de Brito, J. H.(Coord) , 2007 , Ética das profissões: actas do Colóquio , Braga: Universidade CatólicaPortuguesa: Publicações da Faculdade de Filosofia

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.