Disciplina: Literacia em Saúde e Empoderamento para o Envelhecimento com Qualidade de Vida

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a importância da literacia em saúde no empoderamento para um envelhecimento com qualidade de vida.
2 - Compreender a importância da literacia em saúde na promoção da saúde e de um envelhecimento com qualidade de vida.
3 - Compreender a importância de ambientes promotores de literacia em saúde na população idosa.
4 - Conhecer estratégias para a promoção da literacia em saúde com contributo para um envelhecimento com qualidade.

Conteúdos / Programa:

1 - Literacia e Empoderamento.
1.1 - Evolução dos conceitos.
1.2 - Recomendações nacionais e internacionais e principais desafios.
1.3 - Contributos da literacia em saúde na promoção do bem-estar.
1.4 - A Literacia em Saúde ao longo do ciclo vital e contributos para um envelhecimento bem-sucedido.
1.5 - A literacia em saúde no empoderamento e capacitação da tomada de decisão nos projetos de envelhecimento individuais e de grupo.
1.6 - Estratégias para a promoção da literacia em saúde.
1.7 - Contextos promotores de literacia em saúde para um envelhecimento com qualidade de vida.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, C. V. , 2021 , Handbook of Research on Assertiveness Clarity and Positivity in Health Literacy , IGI Global
Fragoeiro, I., Freitas, A., Carvalho, A., Jardim, A.; Gouveia, C. , 2017 , Avaliar a Literacia em Saúde Mental: Um Pilar para o Desenvolvimento de Comunidades mais Saudáveis , CINTESIS-ESEP
Lopes, C., Almeida, C.V. , 2019 , Literacia em Saúde na Prática , ISPA, CRL.
Laverack, G. , 2012 , Health Promotion Practice: Power and Empowerment , SAGE
Parsons, A.A., Jackson, S., Arnold, J. , 2021 , Empowerment in Health and Wellness , Panorama
Almeida, C. V.; Fragoeiro, I. (coord.) , 2023 , Manual de Literacia em Saúde , Pactor

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.