Disciplina: Saúde Mental e Envelhecimento Bem-Sucedido

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

53 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer estratégias de promoção da Saúde Mental e Prevenção da Doença Mental no Idoso.
2 - Identificar os Fatores de risco e Fatores de proteção na Saúde Mental.
3 - Reconhecer os comportamentos adaptativos impulsionadores de um envelhecer bem-sucedido.
4 - Identificar técnicas promotoras da Saúde mental.

Conteúdos / Programa:

1 - Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Doença Mental no Idoso.
2 - Fatores de risco e Fatores de proteção na Saúde Mental.
3 - Intergeracionalidade e interação social no envelhecimento bem sucedido.
4 - Promoção de comportamentos adaptativos impulsionadores de um envelhecer bem sucedido.
5 - Técnicas promotoras da Saúde Mental (Relaxamento, terapias alternativas).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Antunes, M. C. , 2015 , Educação e envelhecimento bem-sucedido: a realidade portuguesa , Chaves, Intervenção
European Comission , 2020 , Ageing Europe: looking at the lives of older people in the EU , Eurostat
Fernandes, A. et al. , 2020 , Visões Sobre o Envelhecimento , Lisbon Press
Firmino, H., Simões, M. R. & Cerejeira, J. , 2016 , Saúde Mental das Pessoas Mais Velhas , Lidel
Fragoeiro, I.M.A.R. , 2009 , A Saúde Mental das Pessoas Idosas da Madeira (Tese de Doutoramento) , Repositório Aberto da Universidade do Porto
Moreira, P., Pires, C., Lima, A., Melo, A., Cruzellas, L. , 2005 , A Saúde Mental. Do tratamento à Prevenção , Porto Editora
Paúl, C. & Ribeiro, O. , 2012 , Manual de Gerontologia. Aspetos bio-comportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento , Lidel

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. Metodologia de Avaliação: Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes da UMa, nomeadamente em época normal. A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.