Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana

Área Científica:

Biologia e Bioquímica

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os vários sistemas do corpo humano, as estruturas que os compõem e as suas funções mecânicas, físicas e bioquímicas;
2 - Compreender o funcionamento dos sistemas do corpo humano;
3 - Integrar na sua prática profissional terminologia objetiva, precisa e técnica sobre o corpo humano;
4 - Identificar as tarefas executadas no âmbito da sua profissão, sob orientação e/ou supervisão de outro profissional, relacionadas com sinais e sintomas resultantes de alterações fisiopatológicas.

Conteúdos / Programa:

1 - Princípios gerais de anatomia e fisiologia dos sistemas: tegumentar, respiratório, cardiovascular, endócrino, musculosquelético, nervoso e órgãos dos sentidos, gastrointestinal, urinário, genito-reprodutor, hematológico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Guyton, A. C.; Hall, J. E. , 1998 , Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6.ª ed. , Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Hall, J. E. , 2016 , Guyton and Hall textbook of medical physiology. 13th ed. , Philadelphia, PA: Elsevier.
Sherwood, L. , 2010 , Human physiology: from cells to systems. 7th ed. , Australia [etc.]: Brooks/Cole: Cengage Learning, cop.
Moore, K. L.; Dalley, A. F.; Agur, A. M. R. , 2014 , Anatomia orientada para a clínica. 7. ª ed. , Rio de Janeiro: Guaabara Koogan.
Seeley, R. R. & Stephens, T. D., Tate, P. , 1997 , Anatomia & fisiologia. 3.ª ed. , Lisboa: Lusodidacta.
Silbernagl, S.; Despopoulos, A. , 2015 , Color atlas and textbook of physiology.7th ed. , Stuttgart, New York Thieme.
Williams, P. L. (ed) , 1999 , Gray's anatomy: the anatomical basis of medicine and surgery. 38.ª ed. , Edinburgh: Churchill Livingstone
Zuidema, G. D. & Schlossberg, L. , 2002 , Atlas de anatomia funcional humana , Lisboa: Instituto Piaget

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 2 frequências, 50% para cada uma das frequências. A aprovação da unidade curricular implica aprovação nas duas componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.