Disciplina: Desenvolvimento da Pessoa ao Longo do Ciclo Vital

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar e descrever as necessidades humanas básicas da pessoa ao longo do ciclo vital, baseando-se no Modelo das Necessidades Humanas Básicas de Maslow;
2 - Identificar e descrever a dinâmica referente à satisfação das necessidades humanas básicas;
3 - Conhecer e demonstrar entendimento sobre dinâmicas funcionais relativas ao modelo de continuum saúde-doença;
4 - Identificar manifestações da insatisfação das necessidades, mal-estar e sofrimento;
5 - Compreender a satisfação das necessidades humanas básicas dos indivíduos em diferentes contextos de cuidados de saúde;
6 - Conhecer a natureza dos diferentes contextos e sua importância para o bem-estar da pessoa;
7 - Identificar as características do seu papel profissional na qualidade dos mesmos.

Conteúdos / Programa:

1 - Etapas do ciclo vital;
2 - Hierarquização das necessidades humanas segundo Maslow;
3 - Principais necessidades humanas básicas nas diferentes etapas do ciclo vital;
4 - Relação entre o continuum saúde/doença e a satisfação das necessidades humanas básicas ao longo do ciclo vital em contextos diversos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Caldas de Almeida JM & Xavier M. , 2009 , Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental: 1.º relatório , Universidade Nova de Lisboa
Correia, Diogo Teles , 2014 , Manual de Psicopatologia (2.ª ed.) , Lidel
Dalgalarrondo, Paulo , 2000 , Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais , Artmed
Portugal, Direção-Geral da Saúde , 2015 , Saúde Mental em Números ? 2015 , DGS
Moreira, Paulo; Melo, Ana , 2005 , Saúde Mental: do Tratamento à Prevenção , Porto Editora
Sampaio, Daniel , 2015 , Problemas de Saúde Mental em Crianças e Adolescentes: Identificar, Avaliar e Intervir (2.ª ed.) , Sílabo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 frequência (50%), 1 trabalho de grupo (50%) A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.