Disciplina: Saúde Familiar e Comunitária

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

96 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a evolução do conceito da família e sua implicação social, económica, cultural e política;
2 - Compreender o conceito de saúde familiar em interação com o ambiente;
3 - Compreender o conceito de saúde comunitária em interação com os contextos de prestação de serviços e de cuidados;
4 - Identificar recursos comunitários que constituam rede de apoio à pessoa e família;
5 - Classificar as famílias quanto à sua tipologia e etapa do ciclo vital;
6 - Compreender o contexto familiar e comunitário como condicionante do estilo de vida;
7 - Compreender a família como contexto de eleição para a prestação de serviços e cuidados;
8 - Identificar contextos familiares e comunitários vulneráveis.

Conteúdos / Programa:

1 - Evolução dos conceitos de família e comunidade e sua importância no desenvolvimento social, económico, cultural e político;
2 - Conceitos de família e comunidade;
3 - Contextos familiar e comunitário como condicionantes da saúde da pessoa e da família;
4 - Determinantes da saúde familiar e comunitária;
5 - Contextos favoráveis à saúde familiar e comunitária;
6 - Contextos familiares e comunitários vulneráveis;
7 - Cidadania em saúde.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Figueiredo, M. H. , 2012 , Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. Uma abordagem colaborativa em enfermagem familiar. , Lisboa: Lusociência
Hanson, S. M. H., Geralfy-Duffy, V., Kaakinen, J. R. & Coehlo, D.P. , 2010 , Family health care nursing: Theory, practice and research (4th ed.) , Philadelphia: Davis Company.
Hanson, S.M.H. , 2005 , Enfermagem de Cuidados de Saúde à Família , Lisboa: Lusociência
Harkness, G. H. & DeMarco, R. F. , 2012 , Community and public health nursing: evidence for practice , Philadelphia: Lippincott
Williams & Wilkins. Maurer, F. A. & Smith, C. A. , 2013 , Community/public health nursing practice: health for families and populations , St. Louis: S. Elsevier
Stanhope, M.; Lancaster, J. , 2011 , Enfermagem de Saúde Pública. Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População (7. ª ed.) , Lisboa: Lusociência
Wright, L.; Leahey, M. , 2009 , Enfermeiras e Famílias: Um Guia para Avaliação e Intervençao na Familia (4. ª ed.) , S. Paulo: Roca

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 frequência (40%), 2 trabalhos de grupo (30% cada) A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.