Disciplina: Estratégias de Recreação/Ocupação

Área Científica:

Trabalho Social e Orientação

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Realizar atividades de caráter ocupacional e recreativo, em diferentes contextos e adequadas às condicionantes da pessoa, família e comunidade;
2 - Articular a sua intervenção numa filosofia multidisciplinar e em rede;
3 - Intervir junto de indivíduos/grupos ou populações com necessidades específicas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e sociocomunitário;
4 - Desenvolver a ocupação de tempo e lazer.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceitos de recreação e ocupação;
2 - Estratégias de recreação e ocupação, junto da pessoa, da família e da comunidade com necessidades específicas, em diferentes contextos;
3 - Âmbitos de intervenção;
4 - Jogos e dinâmicas individuais e de grupo;
5 - Atividades de planeamento de tempos livres;
6 - Recreação/ocupação nas diferentes etapas do ciclo vital.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Donna, B.; Phillip, H. , 2007 , Manual de Jogos Educativos - 140 Jogos para Professores e Animadores de Grupos , Lisboa: Padrões Culturais
Jacob, L. , 2008 , Animação de Idosos ? Atividades. (4.ª ed.) , Porto: Ambar
Lopes, M.S. & Pereira, J.D.L. , 2009 , Animação sociocultural na terceira idade , Porto: Livpsic
Silva, T. A. C.; Gonçalves, K. G. F. , 2017 , Manual de Lazer e Recreação - O Mundo Lúdico ao Alcance de Todos. (2.ª ed.) , São Paulo: Phorte Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 frequência (50%), 1 trabalho de grupo (50%) A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.