Disciplina: Sistemas Integrados de Gestão

Área Científica:

Enquadramento na Organização/Empresa

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender os conceitos fundamentais da integração de sistemas de qualidade, ambiente, saúde e segurança e responsabilidade social, fornecendo uma perspetiva global do seu funcionamento, e da sua relevância para todos os agentes envolvidos, através de abordagem de questões teóricas e práticas fundamentais;
2 - Adotar a melhoria contínua como componente de Desenvolvimento Organizacional;
3 - Criar um sistema integrado cumprindo os principais requisitos identificados para os diversos sectores com vista à melhoria da competitividade.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos teóricos de um Sistema de Gestão Integrado.
1.1 - Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho, Responsabilidade Social.
2 - Sistemas de normalização, metrologia e qualificação (acreditação e certificação).
2.1 - Sistema Português da Qualidade.
2.2 - Integração de sistemas: estudo comparativo entre os referenciais.
2.3 - Metodologia de Integração dos requisitos das normas NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001, OSHAS18001/NP 4397 e SA 8000/NP 4469.
3 - Certificação.
3.1 - Processo de preparação da certificação.
3.2 - Auditoria ao sistema de gestão integrado.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Diário da República , NP EN ISO 9001:2015. Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos NP EN ISO 9004:2011. Sistemas de Gestãoda Qualidade. Linhas de Orientação para Melhoria do Desempenho NP EN ISO 9000:2015. Sistemas de Gestão da Qualidade. Fundamentos e VocabulárioNP E , Diário da República
António, N.S., Teixeira, A. , 2009 , Requisitos gerais de competência emlaboratórios de ensaio/calibração , Edições Sílabo.
Capricho, L., Lopes, A., , 2007 , Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM , Edições Sílabo.
Paiva, A.L., Capelas, L., Sampaio, P., Saraiva, P , 2009 , Manual de gestão da qualidade , Lisboa, Editora RH
Verlag. Pinto, A.R , 2007 , ISO 9001:2008.Implementação e Certificação , -
Ramos, P.A., , 2007 , Qualidade: Sistemas de Gestão da Qualidade , Lisboa: Edições Sílabo

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. através de uma metodologia activa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis e visitas de estudo a situações concretas da futura actividade profissional. Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto da UC estão programadas da seguinte forma: Ensino téorico-prático: 19 horas; Ensino prático e laboratorial: 35 horas; e Trabalho de campo: 10 horas. A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, práticas laboratoriais e trabalho de campo (p.e. frequências, trabalhos e relatórios), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%, os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.