Disciplina: Química Geral

Área Científica:

Química

HORAS CONTACTO:

66 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir, consolidar e aprofundar os conhecimentos fundamentais de laboratório, com o fim compreender e realizar os procedimentos e tarefas básicas num ambiente laboratorial.
2 - Aprender e aplicar as regras de funcionamento e segurança do laboratório.
3 - Conhecer e compreender como operar, utilizar e manter equipamentos e materiais de laboratório.
4 - Apreender a manusear reagentes, preparar soluções, utilizar padrões, preparar e manusear amostras, compreendendo a importância destas operações no contexto da futura actividade profissional e industrial.
5 - Compreender e realizar trabalhos com soluções: conhecer unidades de concentração; preparar soluções; fazer cálculos de previsão; avaliar a necessidade de padronização

Conteúdos / Programa:

1. - Componente teórica-prática:
1.1 - Noções fundamentais de química laboratorial. Elementos químicos Comportamento dos elementos químicos: ácido, base, iónico. Tabela periódica de Mendeleiev. Classificação dos elementos químicos e as suas propriedades. Composição química de matrizes biológicas. Água, pH, equilíbrios iónicos. Moléculas e ligações moleculares.
1.2 - Estrutura, organização e segurança laboratorial. Zonas de trabalho laboratorial. Armazenamento de materiais. Fluxo de tráfego. Equipamento de segurança. Armazenamento de reagentes. Gestão de resíduos. Preparação para emergências. Segurança elétrica. documentação.
1.3 - Equipamento laboratorial. Hottes. Centrífugas. Balanças. Banhos. Agitadores. Medidores de pH. Tituladores. Pipetas. Espectrofotómetros.
1.4 - Materiais de laboratório. Vidraria. Plásticos. Metais. Porcelana. Acessórios e materiais descartáveis.
1.5 - Manuseamento de químicos e segurança. Ventilação adequada. Rotulagem, identificação e manipulação cautelosa.
1.6 - Desenho experimental. Identificação de variáveis. Seleção de amostras. Alocação aleatória. Manipulação de variáveis independentes. Replicação.
1.7 - Técnicas laboratoriais. Pesagem. Medição de volumes. Titulação. Destilação. Extração. Cromatografia. Filtração. Centrifugação. Precipitação e medição de pH.
1.8 - Cadernos de laboratório e documentação. Medições e análise de dados. Coleta de dados: precisão e exatidão; unidades de medida. Análise estatística. Representação gráfica. Interpretação dos dados. Propagação de erros. Teste de hipóteses. Relatórios e artigos científicos. Software. Validação de métodos. Revisão por pares.
1.9 - Controlo de qualidade e validação. Estabelecimento de padrões. Controle de amostragem. Calibração de equipamentos. Controle de processo e relatórios de validação. Resolução de problemas.
1.10 - Considerações éticas. Biossegurança. Preservação do meio ambiente. Uso responsável de recursos. Integridade científica. Acesso aberto e partilha de resultados.
2. - Componente Laboratorial
2.1 - Demonstração de equipamentos de laboratório, materiais e reagentes.
2.2 - Demonstração de equipamentos de segurança laboratorial.
2.3 - Técnicas de medição utilizando balanças de precisão e analítica, pipetas, provetas e termómetros.
2.4 - Preparação de soluções de diferentes concentrações, soluções padrão, soluções ácido e base e soluções de extração e purificação de compostos.
2.5 - Introdução às técnicas de destilação simples e fracionada, filtração e separação de misturas homogéneas e heterogéneas.
2.6 - Titulações ácido-base utilizando indicadores.
2.7 - Introdução às técnicas de produção de extratos e purificação de compostos.
2.8 - Aplicação de técnicas de espectrofotometria para construção de retas de calibração e quantificações in vitro de extratos e compostos químicos.
2.9 - Realização de caderno de laboratório e relatório científico.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Chang, R., Goldsby, K. A. , 2013 , Química, 11.ª ed. , McGraw-Hill
Atkins, P., Laverman, L., Jones; L. , 2012 , Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, 5.ª ed. , Bookman
Bursten, B. E., Murphy, C., Stoltzfus, M. E., Brown, T.E., Lemay, H. E., Woodward, P. , 2005 , Chemistry: The Central Science, Global Edition, 13.ª ed. , Prentice-Hall
M. Simões, J. A., Castanho, M. A. R. B, I. M. S., Lampreia, M. M. P., C. A., Nieto de Castro, M. T., Pamplona, F. J. V. S. , 2017 , Guia do Laboratório de Química e Bioquímica , Lidel
Matos, A. C., Palma; C. M., Pereira, P. C. , 2009 , Técnicas de Laboratório, Química Laboratorial , Edições Universitárias Lusófonas
vários , http://www.periodicvideos.com ,
vários , https://www.tdwscience.com/videos ,
vários , https://www.acs.org/content/acs/en/education/resources/highschool/chemmatters/videos.html ,
vários , https://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/reactions.html ,
vários , https://www.brightstorm.com/science/chemistry/ ,
Anastácio Feitosa, E.M., Barbosa, F.G.,Sampaio Forte, C.M. , 2016 , Química geral I , EdUECE

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. através de uma metodologia activa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis e visitas de estudo a situações concretas da futura actividade profissional. Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto da UC estão programadas da seguinte forma: Ensino téorico-prático: 30 horas; Ensino prático e laboratorial: 16 horas; e Trabalho de campo: 10 horas. A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, práticas laboratoriais e trabalho de campo (p.e. frequências, trabalhos e relatórios), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%, os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.