Disciplina: Gestão das Atividades Desportivas e Empreendedorismo

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 

-          Dominar os conhecimentos da gestão do desporto: organizações públicas e privadas, projetos de desenvolvimento desportivo, política e tomada de decisão, plano de marketing desportivo, análise de custo-benefício, gestão de recursos humanos, qualidade de serviços e patrocínio desportivo;

-          Compreender o significado de empreendedorismo no desporto;

-          Evidenciar conhecimentos inerentes ao desenvolvimento de um projeto empreendedor (modelo e plano de negócios, criação de uma empresa, parcerias estratégicas e financiamento);

-          Ser capaz de recolher, selecionar e analisar os dados na gestão do desporto e produzir conhecimento que revele sentido crítico;

-          Ser capaz de trabalhar em equipa demonstrando sentido de responsabilidade e uma conduta ética adequada;

-          Evidenciar capacidade de comunicar e justificar o trabalho através de exposição escrita e oral.

Conteúdos / Programa:

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo. Bookman Editora.

Correia, A. & Biscaia, R. (2019). Gestão do Desporto. Compreende para gerir. Coordenação de Edição de Abel Correia & Rui Biscaia.  Edições FMH, Lisboa.

Ghiglione, R. & Matalon, B. (2001). O Inquérito: teoria e prática. Celta, Portugal.

Hoye, R., Nicholson, M., Smith, A., Stewart, B., & Westwebbek, H. (2009). Sport Management. Principles and Applications. Second Ed., Elsevier, MA, USA.

Hoye, R., Nicholson, M., Smith, A., Stewart, B., & Westwebbek, H. (2013). Introduction to Sport Marketing. A Practical Approach. Elsevier, NY, USA.

Lussier, R. & Kimball, D. (2014). Applied Sport Manager Skills. Second ed. Human Kinetics, Champaign, IL, USA.

Salim, C., & Silva, N. (2013). Introdução ao empreendedorismo: despertando a atitude empreendedora (Vol. 2). Elsevier Brasil.

Soares, J. (2012). As competências do Gestor do Desporto no Contexto das Associações Desportivas Lideradas por Dirigentes Voluntários. Revista Mineira de Educação Física. V. 2 Ed. Especial, n.1 XX, 1542-1554.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Nas aulas (teórico práticas) haverá uma introdução às matérias, as quais serão posteriormente consolidadas, através de atividades de pesquisa, reflexão e debate.

A avaliação da unidade curricular consiste em 3 componentes:

1) avaliação contínua: para este parâmetro cuja ponderação será de 10%, considerar-se-á a assiduidade (com 75% de presenças obrigatórias), a demonstração de interesse e a participação ativa nas aulas;

2) Trabalho de grupo: elaborado sob a forma de relatório escrito (ver normas específicas no documento orientador) e apresentado oralmente nos dias 29 e 31 de maio, com uma ponderação de 30%;

3) Frequências:

Frequência 1:  para aferir os conhecimentos adquiridos, com uma ponderação total de 30%, a realizar no dia 6 de março;

Frequência 2:  para aferir os conhecimentos adquiridos, com uma ponderação total de 30%, a realizar no dia 25 de maio.

Refira-se que tanto no trabalho de grupo como na média ponderada das frequências é necessário obter uma nota mínima de 9,5 valores. Apenas a nota das frequências é recuperável em exame de recurso.