Disciplina: Voleibol IV

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

OBJECTIVOS:

Capacitar os alunos para o planeamento, controlo e orientação de treino de uma equipa de Voleibol, no âmbito do desporto escolar e / ou desporto federado nos escalões de formação da modalidade.

Promoção e desenvolvimento da capacidade de gestão da equipa em competição

Dotar os alunos com conhecimentos de âmbito teórico-prático dos meios técnico-tático estratégicos do voleibol.

                Seleção e análise de dados de apoio à tomada de decisão tático estratégica no âmbito da gestão do processo de treino e de competição da equipa.

                Aplicação e exercitação dos conteúdos abordados ao longo das várias disciplinas do curso, que se interligam com o treino desportivo no caso específico do Voleibol.

Conteúdos / Programa:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1.1   As componentes tático / estratégicas.

1.1.1         Os jogos reduzidos como meio de desenvolvimento tático / estratégico

1.1.1.1    O quatro-contra-quatro sem especialização.

1.1.1.2    O quatro-contra-quatro com distribuidor designado (permuta).

1.1.1.3    O quatro-contra-quatro com distribuidor fixo (penetração).

1.1.1.4    O quatro-contra-quatro com distribuidor e ataque rápido.

1.1.1.5    O quatro-contra-quatro com distribuidor, recetores prioritários, ataque rápido e de segunda linha.

1.1.2         Vantagens e desvantagens das diversas variantes.

 

1.1.3         O jogo de seis-contra-seis sistematizado em três fases (ataque à receção, contra-ataque e transição) associado ao crescimento tático/estratégico.

1.1.3.1    O sistema de jogo 4:0:2 (4 rematadores / 2 Universais).

1.1.3.1.1          Receção com 4 elementos em ?U?.

1.1.3.1.2          Receção com 3 elementos em ?meia-lua?.

1.1.3.1.3          Remate em quatro pontos (zona 2 / 3 / 4 / 6) com tempos diferentes.

1.1.3.1.4          Cobertura 2:2:1.

1.1.3.1.5          Bloco duplo.

1.1.3.1.6          Bloco triplo.

1.1.3.1.7          Defesa 3:1:2 (6 avançado).

1.1.3.2    O sistema de jogo 5:1(5 rematadores especializados/ 1 Distribuidor).

1.1.3.2.1          Receção com 3 elementos em ?meia-lua?.

1.1.3.2.2          Receção com 2+1 elementos.

1.1.3.2.3          Remate em quatro pontos (zona 1 ou 2 / 3 / 4 / 5 / 6) com diferentes tempos de ataque.

1.1.3.2.4          Bloco duplo e triplo não compostos.

1.1.3.2.5          Defesa 3:3:0 e 3:0:3

 

 

  1. Aprofundamento e especialização da periodização e  planeamento a longo, medio e curto prazo das sessões de treino de voleibol e das suas várias componentes.

2.1   Modelos de periodização no voleibol

2.2   O macro-ciclo.

2.3   O meso-ciclo.

2.4   O micro-ciclo.

2.5    A unidade de treino.

 

  1. A análise e observação de jogo no Voleibol.

3.1   Modelos de análise com 4 e 5 níveis de avaliação.

3.1.1         Serviço.

3.1.2         Receção.

3.1.3         Remate.

3.1.4         Bloco.

3.2   A análise do fluxo de jogo e tendências do distribuidor.

 

  1. A interpretação dos dados da estatística e as suas conclusões

4.1   Para o jogo

4.2   Para os ciclos de treino

 

 

  1. A preparação e orientação da equipa para um jogo em voleibol.

5.1   O papel do treinador

5.1.1         Antes da competição/jogo.

5.1.2         Durante o jogo.

5.1.3         Após a competição/jogo.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BIBLIOGRAFIA E RECURSOS DIDÁTICOS:

Federação Portuguesa de Voleibol (2015). Técnicas do Treinador. Manual dos cursos de grau I e II da FPV.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol) (2014). Regras Oficiais de Voleibol. FIVB.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol) Top Volley Manual Technical Booklet.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Manual de treinadores nível I.

FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Manual de treinadores nível II.

Selinger, A., & Ackermann-Blount, J. (1986). Arie Selinger's Power Volleyball: St. Martin's Press.

Gonçalves, J. (2009). Voleibol: ensinar jogando. Lisboa. Livros Horizonte.

Griffin, L.; Butler, J. (2005). Teaching Games for Understanding: Theory, Research, and Practice. Human Kinetics Publishers    

Mesquita, I. (1998). Instrução e a estruturação das tarefas no treino de voleibol. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física.  

Mesquita, I. (1998). Proposta metodológica para o ensino do Voleibol. In Graça, A & Oliveira, J (Eds), O ensino dos Jogos desportivos, pp153-200. Porto: CEFD, FCDEF-UP.

Moutinho, C. (1994): A estrutura funcional do voleibol. In Graça A., & José Oliveira J. (eds.). O Ensino dos Jogos Desportivos, (pp.141-156), Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos e Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto.

Garganta, J., Prudente, J., Anguera, T. (2013). Avaliação da performance em jogos desportivos coletivos. Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto CIFI2D.

 

Métodos e Critérios de Avaliação: