Disciplina: Andebol I

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

No final deste módulo, o aluno (formando) deverá ser capaz de:

Identificar a natureza das diversas perspetivas e correspondentes paradigmas relativos à conceptualização e sistematização dos Jogos Desportivos Coletivos ( JDC ).

Sistematizar o Andebol;

Vivenciar situações do jogo de Andebol, de forma a atingir um mínimo de competência (prático-teórica) referenciada à motricidade específica da modalidade;

Perceber e identificar toda a dinâmica do Andebol;

Conhecer a origem e história, evolução e perspetivas de desenvolvimento do Andebol;

Conhecer e entender a estrutura organizativa da modalidade, ao nível nacional e internacional;

Perceber e conhecer sobre como observar a modalidade abordada;

Perceber da importância das regras e da arbitragem para a afirmação e evolução da modalidade;

Conhecer e saber utilizar a terminologia e a simbologia como instrumento de comunicação entre os agentes da modalidade (nomeadamente treinadores e jogadores);

Compreender a estrutura interna complexa do jogo, transportando esses conhecimentos para o treino: na construção do plano de treinos, dos exercícios ou na manipulação dos jogos reduzidos e formais de forma a atingir objetivos pretendidos.

Conteúdos / Programa:

  • Os Jogos desportivos Coletivos
  • História do Andebol.
  • Terminologia, simbologia e sinalética do Andebol.
  • Análise do jogo de Andebol'.
  • O jogo no ataque.
  • Métodos de jogo no ataque.
  • Sistemas de jogo no ataque.
  • O jogo na defesa.
  • Sistemas de jogo na defesa.
  • Mini andebol.
  • O Andebol de praia.

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bayer, C. (1994). O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: DINALIVRO.

Garcia,J. (1997). Balonmano. Táctica grupal ofensiva. Concepto, estrutura y metodología. Editorial Gymnos. Madrid

Garcia,J.(2002). Balonmano. Táctica Grupal Defensiva. Concepto,estructura y metodología. Grupo Editorial Universitário.

Gonçalves,J. (2003). História do Andebol em Portugal. Colecção Sport. CTT Correios de Portugal.

Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 O ensino do Jogo dos 11 aos 14 anos. Faculdade de Motricidade Humana Edições FMH.

Tavares, A., Romero, F., & Rafael, J. (2021). O Andebol no Desporto Escolar. Edição para a Federação de  Andebol de Portugal Omniserviços, Representações e  Serviços, Lda.

Krahenbühl, T., Leonardo, L., de Souza, N. P., & de Andrade Rodrigues, H. (2018). O ENSINO DOS MEIOS TÁTICOS DE GRUPO DO HANDEBOL UTILIZANDO JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA. https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/8299/1/1885-7019_14_2_119.pdf

Aguilar, R. D. A. (2008). Curso básico de balonmano - Apuntes de clase -. Mg. Actividad Física y Salud, Esp. Entrenamiento Deportivo, Esp.  Entrenamiento en Balonmano, Lic. Educación Física. Docente del Instituto de  Educación Física de la Universidad de Antioquia (Colombia). Pertenece al Grupo  de Investigación en Ciencias Aplicadas a la Actividad Física y el Deporte.  Correo: balonmano20081@gmail.co.

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação contempla:

Leituras suplementares e apresentações de sínteses (10%);

Um teste de avaliação de conhecimentos (40%);

Avaliação da capacidade de observação e gestão, que inclui um trabalho de grupo, observações e respetivos relatórios (50%).

A abordagem dos conteúdos programáticos, através das aulas teórico-práticas, solicita a aquisição de conhecimentos específicos de domínio do jogo desportivo, bem como a reflexão crítica sobre as diferentes perspetivas relacionados com este desporto.

As sessões práticas solicitam a aquisição e aplicação de conhecimentos e competências de observação e domínio das habilidades do jogo de Andebol.

A elaboração dos trabalhos de grupo possibilita: o desenvolvimento de competências de comunicação e de trabalho de equipa.