Disciplina: Andebol I
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
No final deste módulo, o aluno (formando) deverá ser capaz de:
Identificar a natureza das diversas perspetivas e correspondentes paradigmas relativos à conceptualização e sistematização dos Jogos Desportivos Coletivos ( JDC ).
Sistematizar o Andebol;
Vivenciar situações do jogo de Andebol, de forma a atingir um mínimo de competência (prático-teórica) referenciada à motricidade específica da modalidade;
Perceber e identificar toda a dinâmica do Andebol;
Conhecer a origem e história, evolução e perspetivas de desenvolvimento do Andebol;
Conhecer e entender a estrutura organizativa da modalidade, ao nível nacional e internacional;
Perceber e conhecer sobre como observar a modalidade abordada;
Perceber da importância das regras e da arbitragem para a afirmação e evolução da modalidade;
Conhecer e saber utilizar a terminologia e a simbologia como instrumento de comunicação entre os agentes da modalidade (nomeadamente treinadores e jogadores);
Compreender a estrutura interna complexa do jogo, transportando esses conhecimentos para o treino: na construção do plano de treinos, dos exercícios ou na manipulação dos jogos reduzidos e formais de forma a atingir objetivos pretendidos.
Conteúdos / Programa:
- Os Jogos desportivos Coletivos
- História do Andebol.
- Terminologia, simbologia e sinalética do Andebol.
- Análise do jogo de Andebol'.
- O jogo no ataque.
- Métodos de jogo no ataque.
- Sistemas de jogo no ataque.
- O jogo na defesa.
- Sistemas de jogo na defesa.
- Mini andebol.
- O Andebol de praia.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bayer, C. (1994). O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: DINALIVRO.
Garcia,J. (1997). Balonmano. Táctica grupal ofensiva. Concepto, estrutura y metodología. Editorial Gymnos. Madrid
Garcia,J.(2002). Balonmano. Táctica Grupal Defensiva. Concepto,estructura y metodología. Grupo Editorial Universitário.
Gonçalves,J. (2003). História do Andebol em Portugal. Colecção Sport. CTT Correios de Portugal.
Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 O ensino do Jogo dos 11 aos 14 anos. Faculdade de Motricidade Humana Edições FMH.
Tavares, A., Romero, F., & Rafael, J. (2021). O Andebol no Desporto Escolar. Edição para a Federação de Andebol de Portugal Omniserviços, Representações e Serviços, Lda.
Krahenbühl, T., Leonardo, L., de Souza, N. P., & de Andrade Rodrigues, H. (2018). O ENSINO DOS MEIOS TÁTICOS DE GRUPO DO HANDEBOL UTILIZANDO JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA. https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/8299/1/1885-7019_14_2_119.pdf
Aguilar, R. D. A. (2008). Curso básico de balonmano - Apuntes de clase -. Mg. Actividad Física y Salud, Esp. Entrenamiento Deportivo, Esp. Entrenamiento en Balonmano, Lic. Educación Física. Docente del Instituto de Educación Física de la Universidad de Antioquia (Colombia). Pertenece al Grupo de Investigación en Ciencias Aplicadas a la Actividad Física y el Deporte. Correo: balonmano20081@gmail.co.
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação contempla:
Leituras suplementares e apresentações de sínteses (10%);
Um teste de avaliação de conhecimentos (40%);
Avaliação da capacidade de observação e gestão, que inclui um trabalho de grupo, observações e respetivos relatórios (50%).
A abordagem dos conteúdos programáticos, através das aulas teórico-práticas, solicita a aquisição de conhecimentos específicos de domínio do jogo desportivo, bem como a reflexão crítica sobre as diferentes perspetivas relacionados com este desporto.
As sessões práticas solicitam a aquisição e aplicação de conhecimentos e competências de observação e domínio das habilidades do jogo de Andebol.
A elaboração dos trabalhos de grupo possibilita: o desenvolvimento de competências de comunicação e de trabalho de equipa.