Disciplina: Pedagogia do Desporto

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

  1. Identificar a intervenção do treinador(a) como um problema pedagógico-didático.
  2. Desenvolver uma perspetiva ampla da Pedagogia aplicada em contexto desportivo.
  3. Identificar o tratamento pedagógico do desporto como um espaço de reflexão sobre a realidade e instrumento essencial da sua transformação.
  4. Conhecer os procedimentos relativos à organização e gestão da unidade de treino que contribuem para a eficácia da intervenção pedagógica.
  5. Identificar o ensino eficaz de uma modalidade e das suas habilidades técnicas como um processo multifatorial e de convergência de saberes.
  6. Identificar a relevância das relações triangulares, treinador(a), praticantes, pais, no desporto juvenil.

Conteúdos / Programa:

  1. Compreensão dos processos pedagógicos em diferentes fases da evolução das sociedades
  2. O papel do treinador e da pedagogia na formação dos desportistas e no processo de desenvolvimento desportivo 
  3. A intervenção pedagógica no treino e na competição
  4. A avaliação de desempenho do treinador
  5. Os pais na prática desportiva das crianças e jovens
  6. Análise de situações reais inerentes à intervenção pesdagógica do treinador.

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

BIBLIOGRAFIA:

Antunes, H.; Soares, J. & Rodrigues, J. (2017). Avaliação do Desempenho do Treinador. Em J. Rodrigues, & P. Sequeira, Contributos para a Formação de Sucesso. Lisboa: Visão e Contextos. ISBN:978-989-99399-9-8

 

Antunes, H.; Soares, J. & Rodrigues (2014). As práticas dos clubes desportivos no que concerne à avaliação de desempenho dos treinadores de desporto. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Ed. especial), 1 (4), 24. ISSN 1647-9696

Lopes, H., Vicente, A., Simões, J., Barros, F. & Fernando, C. (2013). A Funcionalidade do Processo Pedagógico. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(2), 54-65.

Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A., Simões, J. & Prudente, J. (2012). O Processo Pedagógico ? formas expeditas de apoio laboratorial. In Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Org.). Desporto e Pedagogia, Formação e investigação (pp. 83-92). Lisboa: Edição Coisas de Ler.

Piéron, M. (1999). Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Fisico-Deportivas. Barcelona: INDE Publicaciones.

Rosado, A & Mesquita, I. (Eds.) (2011). Pedagogia do Desporto. Edições FMH.

Sarmento, P. (2004). Pedagogia do Desporto e Observação. Edições FMH.

Soares, J. & Antunes, H. (2013). A valorização das competências profissionais do treinador segundo as perceções de treinadores de diferente nível competitivo e com diferentes perfis profissionais. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, 1(2), 312- 327.

Soares, J.; Antunes, H. & Rodrigues, J. (2011). Avaliação de desempenho dos treinadores desportivos: da inexistência de um instrumento estruturado à valorização dos resultados desportivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 25 (3), 431-440. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300008

Métodos e Critérios de Avaliação:

As aulas teóricas constituir-se-ão como introdução às matérias e as aulas teórico práticas servirão para consolidar conteúdos através de atividades de pesquisa, reflexão e debate.

A avaliação da unidade curricular consiste em 3 componentes:

1) avaliação contínua (assiduidade com 75% de presenças obrigatórias, demonstração de interesse e participação ativa nas aulas,?.), cuja ponderação é de 10%;

2) trabalho de grupo apresentado oralmente, com uma ponderação de 40%;

3) frequência para aferir os conhecimentos adquiridos, com uma ponderação total de 60%.