Disciplina: Logística e Planeamento

Área Científica:

Proteção de Pessoas e Bens

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. Identificar as condições de segurança mínimas para o guia da natureza poder cumprir a sua missão;

2. Aplicar os conhecimentos por forma a planear uma atividade da natureza em condições de segurança;

3. Identificar os procedimentos a utilizar em situações de emergência

Conteúdos / Programa:

1. Sistema regional de proteção Civil

Enquadramento da proteção civil na RAM nas suas vertentes institucional e operacional. Modelo de organização do Serviço Regional de Proteção Civil. Atribuições no âmbito da atividade da proteção e socorro, da emergência pré-hospitalar, das atividades dos corpos de bombeiros, no planeamento de emergência e na análise de riscos. O Sistema integrado de Operações de Proteção e sopcorro (SIOPS-RAM). Os Serviços Municipais de Proteção Civil: suas atribuições e competências.

2. Agentes de proteção civil e Instituições Técnicas

Organização, missão e atribuições dos Agentes de Proteção Civil. Organização, missão e atribuições dos organismos e entidades de apoio; participação de Instituições técnicas e cientificas no Sistema nacional de Proteção civil; Organização, missão e atribuições dos APC, organismos e entidades de apoio e outros a nivel da RAM;

3. O Planeamento de emergência e o seu relacionamento com o ordenamento do território

O planeamento como atividade fundamental em qualquer operação. Os planos de emergência e de contingência. O ordenamento do território e o planeamento de emergência. Análise de riscos em proteção civil. Os fatores mais importasntes no planemanto de atividades/expedições e visitas;

4. As operações de socorro e de emergência

O siatema de Aviso e Alerta. A importância dos avisos para a população, especialmente para as atividades na natureza. O Teatro de Operações e a sua organização. O Comando, o controlo e a coordenação de operações de socorro. O guia da natureza como elemento de uma cadeia de socorro. O resgate de sinistrados no espaço florestal: capacidade e competências do Dispositivo de resposta Operacional Regional.

5. Os sistemas de comunicações

A importância das comunicações em proteção civil. O SICOSEDMA/SIRESP na RAM em apoio das operações de socorro e emergência. As atividades na natureza e a importância das comunicações.

6. A importância do suporte básico de vida na cadeia de sobrevivência

O suporte básico de vida e a desfibrilhação automática externa como ferramentas fundamentais para o guia da natureza. A importância do reconhecimento das capacidades físicas e comportamentais dos participantes em atividades da natureza.

7. A Logística nas atividades na natureza

A logística como elemento essencial de qualquer operação. A responsabilidade logística do organizador de operações/atividades/visitas. O planeamento logístico de uma atividade na natureza como fator essencial para a sua segurança.

8. O risco como elemento integrante das atividades na natureza

Conhecimento dos riscos vs. responsabilidade coletiva. Cultura de risco: o envolvimento do cidadão na sua própria segurança. Informação vs. comunicação. Medidas de prevenção e autoproteção(cheias/aluviões e incêndios florestais). A informação e sensibilização como fator fundamental na atitude individual e coletiva.

9. A meteorologia como componente essencial das atividades da natureza

A estrutura meteorológica existente na RAM. A necessidade de informação meteorológica para o planeamento de atividade na natureza. A coordenação entre o OMF e o CROS.

10. Visitas aos Agentes de Proteção Civil e a outras instituições

11. Avaliação individual e de grupo

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Sítios da internet da Autoridade Nacional de Emergencia e Proteção Civil e do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira;

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

2 Momentos de Avaliação, atarvés de testes escritos