Disciplina: Estratégias de Comunicação Digital

Área Científica:

Comunicação

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A Unidade Curricular tem por objetivo dotar os alunos de uma perspetiva crítica da prática profissional comunicativa visando desenvolver as competências de análise e implementação de ações de comunicação no contexto digital. Especificamente visa:
2 - Compreender os princípios e práticas da comunicação digital.
3 - Desenvolver estratégias eficazes de comunicação digital.
4 - Analisar e avaliar campanhas de comunicação digital.
5 - Aplicar ferramentas e técnicas de comunicação digital em contextos reais.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Comunicação Digital: conceitos
2 - Estratégias de Comunicação Digital
3 - SEO e SEM: Análise de Dados e Métricas
4 - Ferramentas de Comunicação Digital
5 - Estudos de Caso e Análise de Campanhas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Dodson, I. , 2016 , The Art of Digital Marketing: The Definitive Guide to Creating Strategic, Targeted, and Measurable Online Campaigns , Wiley Print
Fastino, P. , 2019 , Marketing Digital na Prática , Marcador
Thompson, J. E. , 2024 , Leveraging digital communication strategies for organizational success , Journal of Organizational Culture, Communications and Conflict, 28 (2), pp.1-3
Yashan, N. et.al , 2024 , Effective Business Communication? in the Digital Age: Strategies For Success , Educational Administration: Theory And Practice, 30(6), 2197 - 2204 Doi: 10.53555/kuey.v30i6.568

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino desta unidade curricular combina aulas teórico-práticas para proporcionar uma compreensão abrangente dos conceitos e técnicas de comunicação digital. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de discutir casos reais, permitindo uma aplicação prática do conhecimento teórico adquirido. Além disso, os alunos participarão em trabalhos de grupo ou/e individuais, que incentivam a colaboração e o desenvolvimento de competências de pesquisa e análise. A utilização de ferramentas digitais será integrada ao longo do curso, garantindo que os alunos estejam familiarizados com os softwares, app e tecnologias mais recentes e relevantes no campo da comunicação digital. Esta abordagem prática e interativa visa preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo digital de forma eficaz e inovadora. Avaliação: 1. Trabalho de grupo de dois elementos (70%): Desenvolvimento de uma campanha de comunicação digital. 2. Participação e atividades em aula (30%).