Disciplina: Literatura Portuguesa Medieval

Área Científica:

Literatura

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dominar as figuras e obras mais significativas dos principais autores da literatura medieval portuguesa, relativamente à sua poética e ao seu enquadramento histórico-cultural e político;
2 - Conhecer as premissas culturais e textuais até 1450;
3 - Identificar as características de uma época que unem o nascimento de Portugal com as tradições literárias, formas e orientações, projetadas pela e para a Europa;
4 - Obter conhecimentos sólidos de literatura portuguesa, tendo em conta os programas adotados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário;
5 - Adquirir competências de análise e investigação autónoma;
6 - Desenvolver a capacidade de se expressar com clareza e rigor, utilizando a linguagem específica da disciplina.

Conteúdos / Programa:

1 - Idade Média e Literatura Medieval: categorias, contextos e saberes
2 - Convenção e originalidade da lírica galaico-portuguesa
2.1 - A função das convenções formais e temáticas
2.2 - Tipos de cantigas
2.3 - Estruturas fixas e temas recorrentes
2.4 - Variações, inversões e inovações
3 - A prosa historiográfica: entre a história e a ficção
3.1 - Função da história na Idade Média: memória, edificação e legitimidade
3.2 - Noções de verosimilhança, autoridade e verdade no contexto medieval
4 - Construção de Portugal como nação na cronística portuguesa
4.1 - A guerra como fundamento do poder
4.2 - Entre heróis: a reescrita como instrumento de legitimidade
4.3 - Inimigos: cristãos, mouros e os opositores políticos

Bibliografia / Fontes de Informação:

Luísa Antunes Paolinelli e Filipe Alves Moreira , 2018 , "Introdução - IV Crónica breve de Santa Cruz de Coimbra, a primeira crónica portuguesa"". In Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa - Primeiros Textos de Pré-História, História e Heráldica, editado por Fiolhais, Carlos; Franco, José Eduardo, 13-35. Li , Círculo de leitores
E. Gonçalves , 1991 , A Lírica Galego-Portuguesa (Textos EScolhidos) , Ed. Comunicação
F. Lopes , 2017 , Crónica de Dom João I , IMCM
Anónimo , 2018 , A Conquista de Lisboa aos Mouros Relato de um cruzado , Nova Vega
J. Cortesão (ed.) , 2008 , Crónica do Condestável de Portugal D. Nuno Álvares Pereira : por um autor anónimo do século XV , Sá da Costa
T. Amado , 1991 , Fernão Lopes contador de história. Sobre a «Crónica de D. João I» , Estampa
M. H. Buesco , 1990 , Literatura Portuguesa Medieval , Universidade Aberta
G. Lanciani & G. Tavani (org.) , 1993 , Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa , Caminho
G. V. Lopes , 1998 , A sátira nos cancioneiros medievais galego-portugueses, , Estampa
C. Domínguez, A. A. González & E. Sapega (coord.) , 2010 , A Comparative History of Literatures in the Iberian Peninsula , John Benjamins
G. Tavani , 2002 , Trovadores e jograis: introdução à poesia medieval galego-portuguesa , Caminho
J. Monteiro , 1988 , Fernão Lopes: texto e contexto. , Minerva
A. H. de Oliveira Marques , 2010 , A Sociedade Medieval Portuguesa Aspectos da vida quotidiana , Esfera dos Livros
A. R. Oliveira , 2020 , O Amor em Portugal na Idade Média , Manuscrito Editora
J. Mattoso , 2019 , A Escrita da História , Temas e Debates

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Lecionadas em regime de seminário, as aulas procuram combinar a prática letiva de transmissão de conteúdos com a existência de sessões em que uma questão teórica organiza o debate, previamente preparado pela leitura da bibliografia aconselhada (aprendizagem baseada em problemas, ABP). As aulas combinarão as componentes teórica e prática ? a exposição teórica será consolidada com trabalho prático, tendo por objetivo levar o estudante à descoberta e compreensão dos conteúdos através do raciocínio, do debate e de atividades de pesquisa individual e em grupo. Preveem-se atividades de análise e de síntese propícias à discussão conjunta e à partilha de ideias. Durante as aulas não será focada a totalidade dos assuntos e estudos das obras e bibliografia sujeitos a avaliação, mas os discentes deverão complementar o conhecimento de argumentos e conceitos mais importantes através do estudo autónomo. Frequência obrigatória de 75% das aulas. Trabalho individual (incluindo argumentação oral): 20% Duas frequências: 40% cada Melhoria de classificação: Exame de melhoria de nota (De acordo com a legislação em vigor).