Disciplina: Receção Clássica na Literatura Portuguesa

Área Científica:

Literatura

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Atualizar e aperfeiçoar o conhecimento da cultura clássica.
2 - Identificar e analisar os principais elementos e momentos da receção clássica, desde a Antiguidade até aos nossos dias.
3 - Conseguir identificar em autores portugueses, de diferentes épocas, as influências da cultura greco-latina.
4 - Desenvolver a capacidade para estabelecer relações entre a cultura portuguesa e a cultura greco-latina.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução.
1.1 - Receção na Antiguidade Clássica.
1.2 - Transmissão cultural e literária.
1.3 - Processos de tradução e reescrita.
2 - Receção.
2.1 - Teorização da receção dos clássicos.
2.2 - Géneros literários: mimesis, hibridização e transformação.
2.3 - Retórica e estilo.
2.4 - Temáticas (amor, herói, paisagens, espaços, viagem, guerra, etc.).
2.5 - Mito.
3 - Receção na Literatura Portuguesa: estudos de caso. Seleção de textos de autores da Literatura Portuguesa que integram os programas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Bibliografia / Fontes de Informação:

GRIMAL, P. , 2009 , Dicionário de Mitologia Clássica , Difel
Bolgar, R.R. , 1977r , The Classical Heritage and Its Beneficiaries , Cambridge University Press
Bernardes, J. A. C. e Rui Afonso Mateus , 2013 , Literatura e Ensino do Português , Fundação Manuel dos Santos
Barrento, J. , 2001 , Ler os clássicos com os clássicos. In A Espiral Vertiginosa: Ensaios sobre a Cultura Contemporânea , Cotovia
Pimentel, C., e P. Morão (coord.) , 2023 , A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura, 6 vols. , Campo da Comunicação (vols. 1,2 e 3), Edições Húmus (vols 4 e 5), Edições Colibri (vol. 6)
Calvino, I. , 2015 , Porquê ler os Clássicos , D. Quixote
Highet, G. , 2015r , The classical tradition: Greek and Roman influences on Western literature , OUP
Halliwell, S. , 2002 , The Aesthetic of Mimesis. Ancient Texts and Modern Problems , PUP
Martindale, C. & F. Thomas , 2006 , Classics and the Uses of Reception , Blackwell
Silk, M., I. Gildenhard & R. Barrow , 2014 , The classical tradition: art, literature, thought , Blackwell
Hardwick, L. & Christopher Stray (eds.) , 2008 , A companion to classical receptions , Blackwell
Bloom, H. , 2002 , O Cânone Ocidental: Os Livros e a Escola das Idades , Temas e Debates
Rocha Pereira, M. H. , 1972 , Temas Clássicos na Poesia Portuguesa , Editorial Verbo
Rocha Pereira, M. H. , 1988 , Novos Temas Clássicos na Poesia Portuguesa , INCM
Rosado Fernandes, R. M. , 2006 , Em Busca das Raízes do Ocidente, 2 vols. , Alcalá
Buescu, M. L. , 1992 , Aspectos da herança clássica na cultura portuguesa , Biblioteca Breve
Pratt, L. et al. (eds.) , 2018 , Engaging Classical Texts in the Contemporary World, from Narratology to Reception , UMP
Hardwick, L. , 2003 , Reception Studies , OUP
Kallendorf, C. (ed.) , 2007 , A Companion to the Classical Tradition , Blackwell
García Jurado, F. , 2016 , Teoría de la tradición clássica. Conceptos, historia y métodos , UNAM
Clarke, M. et al. (eds.) , 2006 , Epic Interactions: Perspectives on Homer, Virgil, and the Epic Tradition , OUP
Ribeiro Ferreira, J. e P. B. Dias (coord.) , 2004 , Fluir Perene. A cultura clássica em escritores portugueses contemporâneos , IUC
Hualde Pascual, P. y M. Sanz Morales (eds.) , 2008 , La literatura griega y su tradición , Akal

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Além disso, a partir de textos literários, os estudantes devem saber desenvolver competências argumentativas, através de intervenções na aula e da preparação para a avaliação escrita e oral. Devem procurar informação para aumentarem o grau de conhecimento sobre os conteúdos que são analisados nas aulas, com a orientação do professor. A avaliação é constituída pela realização de um trabalho escrito (50%) e uma apresentação oral (50%).