Disciplina: Fonética, Fonologia e Morfologia do Português
Área Científica:
Linguística
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Aprofundar o conhecimento das relações entre os sons e a sua representação gráfica
2 - Compreender a distinção entre fonética e fonologia: processos fonéticos e fonológicos
3 - Conhecer estudos de fonética (articulatória, acústica e percetiva) e de fonologia do português
4 - Desenvolver o conhecimento linguístico do sistema fonológico do português, da teoria dos traços distintivos e da fonologia generativa
5 - Entender o nível suprassegmental (a sílaba e o acento) e o nível segmental do sistema fonológico português
6 - Dominar a formalização de regras fonológicas e o papel dos traços distintivos nas regras
7 - Assimilar os processos fonológicos mais comuns, exemplificados no vocalismo átono e na flexão dos nomes e dos verbos
8 - Perceber as relações entre fonologia e morfologia, incluindo a morfologia flexional e a morfologia derivacional
Conteúdos / Programa:
1 - Distinção entre Fonética e Fonologia
2 - Processos fonéticos e fonológicos
3 - Estudos de Fonética (articulatória, acústica e percetiva)
4 - A Fonologia Estruturalista e o sistema fonológico do português
5 - A Fonologia Generativa
5.1 - O nível suprassegmental: a sílaba e o acento
5.2 - O nível segmental
5.2.1 - A formalização de regras fonológicas
5.2.2 - Os processos fonológicos no vocalismo átono e na flexão nominal e verbal
6 - Estudos de Morfologia flexional e derivacional
Bibliografia / Fontes de Informação:
J. M. Barbosa , 1994 , Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português , Almedina
R. Delgado-Martins , 1988 , Ouvir falar: introdução à fonética do português , Caminho
A. Emiliano , 2009 , Fonética do Português Europeu , Guimarães Editores
F. Espada , 2006 , Manual de Fonética: Exercícios e explicações , Lidel
M. J. Freitas , 1997 , Aquisição da estrutura silábica do português europeu ,
M. J. Freitas, D. Alves & T. Costa , 2007 , O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica , Ministério da Educação
M. Gonçalves , 2008 , A Fonética e Fonologia do Português , Universidade Católica Portuguesa
K. Johnson , 2011 , Acoustic and auditory phonetics , Wiley-Blackwell
M. H. Mira Mateus , 2001 , A Investigação em Fonologia do Português , D.E.L.T.A
M. Vigário, S. Frota & M. J. Freitas , 2009 , Phonetics and Phonology: Interactions and Interrelations , John Benjamins
J. Veloso , 1999 , Na Ponta da Língua: Exercícios de Fonética do Português , Granito
G. M. Rio-Torto , 1998 , Fonética, Fonologia e Morfologia do Português , Edições Colibri
M. H. Mira Mateus, I. Falé & M. J. Freitas , 2016 , Fonética e Fonologia do Português , Universidade Aberta
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Quanto ao modelo pedagógico, as aulas são teórico-práticas (48TP). Assim, a nível metodológico, inicialmente, assumem uma componente teórica mais expositiva, destinando-se à aquisição e/ou consolidação de conceitos e termos nucleares. Num segundo momento, conciliam o reforço da exposição de conteúdos teóricos com o trabalho prático e autónomo dos estudantes. A realização de exercícios diversos visa o domínio teórico e a sua aplicação, bem como a reflexão individual e coletiva na exploração das temáticas do programa (questões fonéticas, fonológicas e morfológicas do Português). A avaliação na unidade curricular distribui-se por duas componentes, contemplando a vertente escrita e a da oralidade. Por isso, a avaliação faz-se com: 1) uma prova escrita - frequência/teste; 2) um trabalho de investigação com apresentação oral. Cada uma destas componentes vale 50%.