Disciplina: Gramáticas e Terminologia Linguística

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Construir um conhecimento reflexivo sobre a gramática da língua portuguesa.
2 - Construir um conhecimento reflexivo sobre a terminologia linguística.
3 - Consolidar o domínio das estruturas gramaticais e dos usos linguísticos.
4 - Mobilizar adequadamente recursos da língua pelo manuseamento de gramáticas de português.
5 - Articular as diferentes vertentes da Linguística e da Gramática como a Fonética, a Fonologia, a Morfologia, a Lexicologia, a Semântica, a Sintaxe, estabelecendo interligações.
6 - Estudar os factos da língua e das normas que os regem, através das gramáticas e das terminologias linguísticas.

Conteúdos / Programa:

1. - A Gramática e as gramáticas de língua portuguesa
1.1. - A Gramática Tradicional
1.2. - Gramáticas de autor
1.3. - Gramáticas escolares
2. - A terminologia linguística de língua portuguesa
2.1. - História da terminologia
2.2. - Correntes linguísticas e opções terminológicas
2.3. - O Dicionário Terminológico

Bibliografia / Fontes de Informação:

Brito, A. M. , 1998 , "Retomar e reinventar o ensino da gramática da língua materna", A Língua Mãe e a paixão de aprender, 2º Encontro de professores de português, Homenagem a Eugénio de Andrade, Actas, 15 e 16 de Maio 97 , Areal Editores
Camps, A. , 2009 , Actividad metalingüística y aprendizaje de la gramática: hacia un modelo de enseñanza basado en la actividad reflexiva. Cultura y Educación ,
Costa, A. , 2007 , "Aprender gramática, compreender e produzir melhor", Actas da Conferência internacional sobre o Ensino do Português , Ministério da Educação, DGIDC
Delgado-Martins, M. R. & Ferreira, H.G. , 2006 , Português Corrente: Estilos de Português no Ensino Secundário , Caminho
AAVV , Dicionário Terminológico para os Ensinos Básico e Secundário , Ministério da Educação, DGIDC,
AAVV , GramáTICa.pt , Ministério da Educação, DGIDC,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Quanto ao modelo pedagógico, as aulas são teórico-práticas (48TP). A nível metodológico, primeiro, envolvem uma componente mais expositiva. Depois, conciliam o reforço da exposição de conteúdos teóricos com o trabalho prático e autónomo dos estudantes. Nas aulas, a metodologia combina a componente teórica com a prática, para um processo de ensino-aprendizagem colaborativo e participativo. Pretende-se que seja uma metodologia dinâmica e centrada na realização de tarefas que visam à exploração de conceitos previstos no programa. Os estudantes são levados a retomar os conteúdos de gramáticas escolares para os cruzar com dados de gramáticas de autor, em função de diversas correntes linguísticas. Vão observando a variação de terminologia linguística e das diferentes perspetivas gramaticais. A UC pretende que os estudantes proponham reflexão sobre a observação realizada, analisando e descrevendo dados observados em gramáticas, dicionários e outros recursos. A avaliação da UC semestral distribui-se por duas componentes, contemplando a vertente escrita e a da oralidade. Assim, a avaliação pode fazer-se com um trabalho escrito individual (50%) e uma apresentação oral (50%).