Disciplina: Inovação e Empreendedorismo
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
15 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
A disciplina visa desenvolver uma compreensão crítica e prática sobre os processos de inovação e empreendedorismo numa economia em transição. Pretende-se qualificar os estudantes com ferramentas teóricas, metodológicas e operacionais que permitam:
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Compreender os fundamentos históricos e contemporâneos do pensamento empreendedor.
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Aplicar frameworks como o Business Model Canvas e a Teoria da Mudança a projetos reais.
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Promover uma mentalidade empreendedora adaptativa e orientada para impacto.
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Estimular a criação de propostas de valor inovadoras e sustentáveis.
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Desenvolver competências de comunicação empreendedora através da apresentação de projetos em pitch.
Conteúdos / Programa:
O programa estrutura-se em 7 módulos interativos, articulando teoria, prática e aplicação crítica:
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História e Conceções de Inovação e Empreendedorismo
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Schumpeter, destruição criativa e inovação regenerativa
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Inovação incremental vs. disruptiva
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Mentalidade Empreendedora e Paradigmas Cognitivos
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Sarasvathy (effectuation), Audretsch, Leite et al.
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Complexidade, adaptabilidade e vocação
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Tipos e Fontes de Inovação
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Inovação de produto, processo, modelo de negócio, organizacional e social
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Open innovation e ecossistemas empreendedores
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Modelos de Inovação Sistémica
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Modelo da Hélice Quíntupla
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Ecossistemas regenerativos e inovação circular
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Proposta de Valor e Business Model Canvas
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Elementos-chave do BMC (Osterwalder & Pigneur)
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Inovação centrada no valor e na diferenciação
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Pitch, Comunicação e Storytelling Empreendedor
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Apresentação com base em pitch deck
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Técnicas de persuasão e narrativa de impacto
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Teoria da Mudança e Impacto Empreendedor
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Stakeholders, contributo e medição de impacto
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Ligação aos ODS e pensamento sistémico
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Bibliografia / Fontes de Informação:
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Bibliografia Base
Esta seleção oferece os fundamentos clássicos e contemporâneos da teoria do empreendedorismo e inovação, integrando abordagens históricas, sistémicas e cognitivas:
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Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. Wiley.
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Schumpeter, J. A. (1942). Capitalism, Socialism and Democracy. Harper & Brothers.
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Sarasvathy, S. D. (2001). Causation and effectuation: Toward a theoretical shift in entrepreneurship research. Academy of Management Review.
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Leite, E. M. A., & Audretsch, D. (2025). Organizational emergence theory: addressing invisible conflicts and emerging dynamics in entrepreneurship. Review of Managerial Science, https://doi.org/10.1007/s11846-025-00916-8 [Q1; IF: 7.8].
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Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação combina análise crítica, aplicação prática e comunicação empreendedora:
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Frequência escrita (60%)
Ensaio crítico ou temático (Grupo A ? 12 valores)
Análise aplicada ou conceptual (Grupo B ? 8 valores) -
Apresentação Pitch Deck (40%)
Apresentação individual ou em grupo com base no template fornecido:-
Clareza e solidez da proposta de valor
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Coerência do modelo de negócio
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Comunicação e impacto narrativo
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A aprovação requer nota mínima de 10 valores na média ponderada das componentes.