Disciplina: Liderança e Gestão de Equipas

Área Científica:

Recursos Humanos

HORAS CONTACTO:

10 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual compreender os conceitos relacionados com a liderança e gestão de equipas e que no plano das práticas, sejam capazes de utilizar esses conceitos de forma adequada em contextos empresariais e das instituições em geral. No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Compreender a transformação dos domínios de atuação da liderança e a emergência da gestão de equipas ditados pelo novo paradigma; 2. Distinguir e integrar os papéis de liderança e de gestão numa organização; 3. Avaliar o papel da cultura e da liderança na aplicabilidade da gestão de redes em Portugal; 4. Assimilar a evolução das teorias da liderança.

Conteúdos / Programa:

I - Novo Paradigma: Emergência da Liderança da Gestão de Equipas
II - Liderança e Gestão: diferenças e complementaridades
III - Liderança, Cultura e Organização em Rede em Portugal
IV - Evolução da Teoria da Liderança
V - Novas Abordagens da Liderança

Bibliografia / Fontes de Informação:

- Lopes, Albino (2012). Fundamentos das Gestão de Pessoas. Edições Silabo.
- Northouse, P. G. (2013). Leadership: Theory and Practice. Thousand Oaks: Sage.
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2013). Liderança Positiva. Edições Silabo
- Ribeiro, Mª. G. e Rego, A. (2013) Liderança para a Sustentabilidade. Actual Editora
- Jesuíno, J. C. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Livros Horizonte
- Kotter, J. P. (1998). The Leadership Factor. New York: Free Press.
- Moreira. P. (2007). Liderança e Cultura de Rede em Portugal – Casos de Sucesso. Lisboa: Livros Horizonte.
- Moreira. P. (2006). Gestão de Pessoas – Tendências, Qualificações e Formação.
Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2004). Liderar. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
- Rego, Arménio e Pina e Cunha, Miguel (2004) (2ªed.). A Essência da Liderança: Mudança, Resultados e Integridade. Lisboa: Editora RH.
- Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Lisboa: Editorial
- Yukl, G. (2006). Leadership in organizations. New York: Prentice-Hall. Lisboa: IQF.
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2004). Liderar. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
- Rego, Arménio e Pina e Cunha, Miguel (2004) (2ªed.). A Essência da Liderança: Mudança, Resultados e Integridade. Lisboa: Editora RH.
- Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Lisboa: Editorial
- Yukl, G. (2006). Leadership in organizations. New York: Prentice-Hall.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de X%;
- Uma prova individual, com a ponderação de Y% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação continua.