Disciplina: Ferramentas de Comunicação

Área Científica:

Marketing

HORAS CONTACTO:

10 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de conceber e concretizar um plano de comunicação integrada. Objectivos de Aprendizagem: 1. Articular a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing; 2. Preparar a estratégia de comunicação; 3. Saber planear, realizar e avaliar acções específicas de: Publicidade, Promoção de Vendas, Merchandising, Marketing Directo, Relações Públicas e Patrocínios; 4. Preparar um Plano Integrado de Comunicação;

Conteúdos / Programa:

1. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação
2. Estratégia de Comunicação:
- Alvos de Comunicação
- Objectivos de Comunicação
- O mix da Comunicação
- Proposta de mensagem
3. O Mix da Comunicação
- O papel da comunicação no Marketing Mix.
- As variáveis do mix de Comunicação.
3.1. Publicidade
3.2. Marketing Directo
3.3. Merchandising
3.4. Relações Públicas
3.5. Patrocínios/Mecenato
3.6. Promoção de Vendas
4. Plano Integrado de Comunicação

Bibliografia / Fontes de Informação:

Métodos e Critérios de Avaliação:

Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho de grupo, com a ponderação de X%;
- Uma prova individual, com a ponderação de Y% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação continua.