FOSTEAM@SOUTH

O Conceito de STEM (e posteriormente STEAM) surge devido ao reconhecimento, por parte dos empresários, da escassez de profissionais altamente qualificados na integração de saberes de diferentes áreas no desempenho da sua profissão. Este conceito tem incorporado a ideia de metodologias ativas como sejam o Inquiry based Learning e o Project based Learning. Ao conceito de STEAM é acrescentada não apenas o A de artes Liberais, mas também acrescenta a criatividade e o pensamento inovador à Educação e agrega os ambientes de aprendizagem inovadores bem como o processo de criação.

De acordo com o Future of Jobs Report, World Economic Forum, (2016), a humanidade está a experienciar uma transformação social, económica e produtiva que estabelece uma nova relação entre as profissões e os profissionais exigindo novas competências e complexas formas de pensar por parte das organizações e dos profissionais. Para orientar essa mudança, é fundamental apoiar as pessoas em processos de qualificação e capacitação (re-skilling and up-skilling), para que possam manter-se competitivas no mercado de trabalho e garantir condições de vida dignas.

Neste sentido e respondendo ao desafio lançado pelos Concursos Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM a Universidade da Madeira, como promotora do consórcio Fostering STEAM and Lifelong Learning at South –Fosteam@south, juntamente com os co-promotores do projeto – a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora e a Universidade Nova de Lisboa estabelecem como objetivos:

  • 1. Atrair mais alunos (nacionais e internacionais) para as quatro instituições;
  • 2. Atrair mais alunos para as áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática);
  • 3. Potenciar as metodologias inquiry based learning e project based learning no ensino Superior;
  • 4. Possibilitar o re-skilling and up-skilling a adultos já graduados no âmbito dos dois eixos temáticos do nosso projeto: i) mar a sul; e ii) envelhecimento, bem-estar e sociedades saudáveis;
  • 5. Equipar a(s) instituição(ões) com infraestruturas e equipamentos adequados ao trabalho a desenvolver.


O nosso projeto pretende criar e equipar um FABLab (laboratório criativo) na Universidade da Madeira que receberá, com regularidade, alunos das escolas básicas e secundárias para realizar projetos nas áreas STEAM. Contaremos com a Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia para apoiar este projeto proporcionando a ligação necessária às escolas da RAM.

Este laboratório tem como propósito atrair mais alunos para as áreas STEAM bem como dar a conhecer a universidade da Madeira aos alunos da Região para, de algum modo, ir fidelizando os alunos à nossa instituição. Pretendemos recrutar recursos humanos para trabalhar no laboratório maioritariamente antigos alunos da nossa instituição com perfil adequado.

Paralelamente será criada uma pós-graduação para os professores do ensino básico e secundário – Educação STEAM – para que possam, também eles, trabalhar com os seus alunos projetos STEAM, nas escolas.

Relativamente à formação inicial e pós-graduada o projeto desenvolve-se em torno de dois grandes temas como foi anteriormente referido – Mar a Sul; Envelhecimento, Bem-Estar e Sociedades Saudáveis. Para cada um destes temas são propostas várias formações, desde Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Pós-Graduações, Mestrados Profissionais, Mestrados e Micro-Credenciações ou Cursos Breves. Estas grandes temas foram escolhidos por serem temas prioritários para a Universidade da Madeira e serem áreas de interesse dos parceiros do projeto e pela grande importância dos mesmos na atualidade. As ofertas formativas realizadas em conjunto com as Universidades co-promotoras serão realizadas na modalidade b-learning.

O nosso projeto pretende dedicar financiamento a apoio dos estudantes na forma de bolsas de incentivo e bolsas de mérito (regulamento).

Em termos de infraestruturas, será também incluída parte do financiamento para equipar o novo Edifício do Politécnico da UMa, obra que se reveste de capital importância visto o desenvolvimento do ensino politécnico ser um projeto estratégico para a Universidade da Madeira.

Há também uma adaptação de infraestrutura para UAlg dentro das áreas temáticas – Mar a Sul, para construir uma rede de estações marítimas com incubadoras de empresas conectando continente e ilhas, juntamente com nossos parceiros de instituições públicas, privadas empresas e redes de inovação. Isso apoiará o treinamento de cidadãos com "mãos na massa" para responder aos desafios de crescimento azul dos territórios locais em áreas de Observação do Oceano e Atividades e tecnologias marítimas produtivas, contribuindo para a recuperação da economia baseada em investimentos sustentáveis e em um oceano sustentável para todos.

Novos Cursos


CTESP:
Gestão de Alojamento
Tecnologias Agroalimentares
Promoção da Qualidade de Vida e do Bem Estar da Pessoa Idosa

Mestrados Profissionais
Biodiversidade, Pescas e Conservação Marinha | Universidade do Algarve (ualg.pt)
Aquacultura
Ciência de dados para o desenvolvimento sustentável e para a segurança no turismo

Mestrados
Otimização do desempenho Desportivo e Tecnologias Aplicadas
Agricultura Biológica e Desenvolvimento Rural

Pós-graduações
Atmosfera, Oceano e Clima
Ciência Política e Relações Internacionais
Economia do Mar
Educação STEAM
Envelhecimento Ativo e Promoção do Bem-Estar
Green and Digital Innovation
Serviço Social

Microcredenciais
Universidade da Madeira – Agricultura Biológica
- Maneio Ecológico do Solo.
- Viticultura e Enologia
- Agricultura de Precisão

Universidade de Évora - Sustentabilidade na Agricultura
- Agricultura Urbana no Planeamento Urbano
- Biorrefinarias - Da biomassa a compostos de valor acrescentado
- Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal: caracterização, ameaças, amostragem e monitorização
- Cogumelos silvestres comestíveis; sistemática e importância ecológica
- Cogumelos podem salvar florestas
- Ecologia e Gestão de Espécies Invasoras
- SIG para Detecção Remota e Agricultura de Precisão
- SIG para Detecção Remota e Prevenção de Incêndios

Universidade de Évora – Património
- História Material da Cidade de Évora
- Paisagem e Património
- Património Arqueológico
- Património e Cidadania
- Património, museus e transformação digital

Universidade Nova de Lisboa
- Património Cultural Imaterial: Evolução e Instituições
- Património Imaterial, Inventários e Metodologias participativas
- Storytelling, Inovação e inclusão digital
- Roteiros de Património Islâmico
- Património, saber fazer e Indústrias Criativas
- Museus: Mediação e Participação
- Classificação do Património, candidaturas e Planos de Salvaguarda
- Arquivos e Património Digital
- Cultura e Património: Gestão e Produção
- Comunicar Cultura e Património
- Filme Etnográfico

Financiamento

Impulso Jovens”

€ 2 056 000

“Impulso Adultos”

€1 465 000

Total Orçamento

€3 521 000



Orçamento por promotores (apenas IES):


IES/HEI Universidade da Madeira:

€ 2 051 000

IES/HEI Universidade do Algarve:

€ 875 000

IES/HEI Universidade de Évora:

€ 280 000

IES/HEI Universidade Nova de Lisboa:

€ 315 000



Lista Provisória de Seleção e Seriação EDC
Lista Provisória de Seleção e Seriação PGCPRI