Campus Universitário da Penteada
PISO -1, Gabinete 1.89
9020-105 FUNCHAL
nfraga@staff.uma.pt
(+351) 291 705 200

A Universidade da Madeira criou, em 2003, um Centro de Investigação em Educação - CIE-UMa (Regulamento nº 41/2003. In Diário da República - II Série, nº 194, de 23 de agosto de 2003), especialmente vocacionado para a investigação científica no domínio da Educação e para a prestação de serviços à comunidade, sendo estas funções realizadas através do desenvolvimento de projetos de investigação. O CIE-UMa desenvolve a sua investigação a partir de três linhas essenciais de pesquisa: Administração Educacional, Currículo e Inovação Pedagógica. Esta é a Missão que, durante 16 anos, nos implica enquanto investigadores a refletir e a agir criticamente no domínio das ciências sociais e em particular no campo epistemológico das ciências da educação.
No que respeita a estudos de currículo, pretendemos promover a investigação sobre o papel da política educativa na conceção do currículo; sobre as pressões e os interesses ocultos subjacentes à construção do currículo; sobre as relações entre conhecimento e ideologia, cultura e poder; sobre a construção de identidades; e sobre modelos pessoais de intervenção pedagógica.
No que diz respeito à inovação pedagógica, pretendemos apoiar estudos visando compreender as razões pelas quais as escolas ou os sistemas de ensino se tornam inadequados para atenderem às necessidades de desenvolvimento cultural, económico e social; estudos sobre as novas configurações pedagógicas visando a conciliação entre a escola ou sistemas de ensino e as necessidades de desenvolvimento cultural, económico e social; estudos sobre invariantes culturais que obstam ou dificultam a inovação; estudos sobre as fixações em paradigmas ancorados no passado; estudos sobre mudanças paradigmáticas locais; e estudos prospetivos sobre educação.
Com relação à administração educacional, pretendemos fomentar a pesquisa em estudos sobre os princípios e práticas de gestão das escolas; estudos sobre estilos de liderança e suas influências na eficácia das escolas; estudos direcionados para a compreensão e análise da cultura organizacional das escolas; estudos voltados para a análise do desenvolvimento e realização de projetos educativos da escola; estudos sobre a influência do género no desempenho de funções na gestão escolar; e estudos sobre a
intervenção/relacionamento da comunidade e dos pais na gestão das escolas e o papel das autarquias na educação.

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Enhancing Mathematics Learning @Free State (EML@FS)

Enhancing Mathematics Learning @Free State (EML@FS) é um programa de formação em serviço de professores de matemática, cujo objetivo principal é contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos e desenvolver as suas habilidades matemáticas, destinado a professores de 4º grau do Free State Province – África do Sul. Com este propósito orientador, estabelecemos os seguintes objetivos: - Reforçar o conhe(...)

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Produção De Artefatos Educacionais Sociotecnológicos E Form. De Professores

O Projeto Produção De Artefatos Educacionais Sociotecnológicos E Formação De Professores Em Rede constitui uma oportunidade de parceria do CIE-UMa e a Universidade do Estado da Bahia - UNEB (BR). Tem como objetivo compreender como e em que medida a produção colaborativa de artefactos educacionais sociotecnológicos estão articulados à cultura e aos processos identitários e se traduzem em experiências fo(...)

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