Data de publicação: 08/04/2019

1º Ciclo de conferências Gynecia

Especialistas em Estudos Clássicos e em História da Ciência e da Medicina vão participar, no dia 12 de abril, no 1º Ciclo de conferências Gynecia, que vai decorrer das 09h30 às 17h, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O propósito deste Ciclo é desenvolver uma reflexão acerca da influência da medicina antiga na obra de Rodrigo de Castro Lusitano e na medicina renascentista em geral.

Este evento insere-se no âmbito do projeto “Gynecia: Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre ginecologia e embriologia", financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e em que a Universidade da Madeira (UMa) é instituição participante.

Nesta iniciativa, vai marcar presença a investigadora responsável pelo projeto e docente da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa (FAH-UMa), Prof. Cristina Santos Pinheiro, que irá falar sobre “Os órgãos reprodutores femininos no De uniuersa mulierum medicina de Rodrigo de Castro”. A este propósito importa ainda realçar a participação dos Prof. Doutores Joaquim Pinheiro e Alcina Sousa, também da FAH-UMa, que irão abordar, respetivamente, os temas “Elementos de ginecologia em Herófilo” e "Knots and bolts in translating ancient medical texts as interdiscursive practices".

Programa