Data de publicação: 28/06/2022

29º Congresso da APDR: Ilhas e territórios periféricos: desafios numa geografia e padrões “climáticos” em mudança

Nos próximos dias 29 e 30 de junho, o Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), no Colégio dos Jesuítas, vai acolher o 29º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), subordinado ao tema "Ilhas e territórios periféricos: desafios numa geografia e padrões “climáticos” em mudança”.

Durante dois dias, dezenas de congressistas de distintas proveniências irão discutir temas de maior relevância para as regiões insulares e ultraperiféricas.

Para a abertura do Congresso, no dia 29, às 10:00, já estão confirmadas as presenças do Reitor da UMa, Prof.º Doutor Sílvio Moreira Fernandes; do Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque; do Presidente da Direção da APDR, Prof.º Doutor Francisco Carballo-Cruz; e do Presidente da Comissão Organizadora e docente da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UMa, Prof.º Doutor António Almeida.

O programa do congresso inclui três sessões plenárias, proferidas por especialistas em turismo e desenvolvimento regional, designadamente Brian Garrod (Swansea University, UK), Dimitrios Buhalis (Bournemouth University, UK), e Wiktor Szydarowski (ESPON EGTC Director).

Inclui também uma sessão subordinada aos temas regionais, com a participação do Presidente da Associação Comercial e Industrial do Funchal, Dr. Jorge Veiga França; do Presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, Dr. Roy Garibaldi; do CEO da Savoy Signature, Dr. Bruno Freitas; e do Presidente da Ordem dos Economistas da Madeira, Dr. Paulo Pereira. A moderação vai estar a cargo do Prof.º Doutor Ricardo Gouveia, da FCS-UMa.

A sessão de encerramento, às 18:00 do dia 30 de junho, contará com a intervenção do Dr. Alberto João Jardim, antigo Presidente do Governo Regional da Madeira.

Clique aqui para ver as fotografias da sessão de abertura