Data de publicação: 07/11/2018

A Janela Indiscreta da Cultura

A Universidade da Madeira, através da Faculdade de Artes e Humanidades, Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, promove no dia 13 de Novembro, entre as 18h00 e as 20h00, um Seminário com o tema “A Janela Indiscreta da Cultura –dos casamentos promissores aos divórcios litigiosos”.

O seminário será conduzido pela Drª Natércia Xavier, licenciada em Relações Internacionais, pós-graduada em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo, e em Desenvolvimento e Cooperação Internacional.

A intervenção da Drª Natércia Xavier, no âmbito do Mestrado em Gestão Cultural, inserido na disciplina Estudos Culturais, dirige-se, em primeiro lugar, aos estudantes do Mestrado, no entanto, estão convidados todos os interessados em Estudos Culturais, sendo o evento de entrada livre. A continuação do seminário entre 20h00 e 22h00 horas será dedicado exclusivamente aos Estudantes do referido Mestrado.

Sobre Natércia Xavier Rodrigues Gouveia

Natércia Xavier Rodrigues Gouveia é licenciada em Relações Internacionais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Concluiu a parte curricular do Mestrado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo, pela Universidade da Madeira, e a parte curricular do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, para além de inúmeras outras habilitações e formações profissionais das quais se destacam os seus estágios junto do Conselho de Europa em Estrasburgo e cursos promovidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em Committees and Comitology in the Political Decision Process in the European Union e Update on European Institutions and Decision Making.

Foi Colaboradora do Departamento de Estatística do Ministério do Emprego e Segurança Social (novembro de 1994), do Instituto para a Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado no projeto Arco-Íris (março a abril de 1995), Técnica Superior no Gabinete de Apoio, Estudos e Planeamento da Secretaria de Estado da Juventude; Responsável por diversos dossiers e missões de serviço em instituições internacionais como a União Europeia, Nações Unidas e Conselho da Europa (agosto de 1997 a março de 2000); Coordenadora da Agência Nacional do Programa Comunitário JUVENTUDE, tutelada pela Direção Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (abril de 2000 a fevereiro de 2002); Membro do Grupo de Trabalho da Comissão Europeia Steering Group on Training (2000-2001) em representação da Agência Nacional Portuguesa. Técnica Superior na Ponta Oeste – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, S.A. responsável pela gestão de fundos comunitários dos projetos com financiamento FEDER (dezembro de 2003 a janeiro de 2008) e direção artística do auditório do Centro das Artes Casa das Mudas (2004-2005); Assessora da Direção do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (janeiro de 2008 a dezembro de 2011) responsável pela supervisão dos cursos profissionais do Conservatório e apoio na organização logística de recitais, concertos e espetáculos de Música, Teatro e Dança, bem como na divulgação e produção das atividades com enfoque nos Cursos Profissionais; Produtora da série “Madeira Cultura”, coordenada pela Delegação da Madeira da Ordem dos Economistas sobre o tema Turismo e Cultura (outubro de 2011 a maio de 2012); Técnica Superior na Ponta Oeste – Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, S.A. funções técnicas inerentes ao trabalho de gestão administrativa e financeira e coordenação de projetos com financiamento comunitário Intervir+ (FEDER); Coordenação da Unidade de Comunicação e Projetos das Sociedades de Desenvolvimento (desde janeiro de 2012); Técnico Superior na Direção Regional da Cultura, na mobilidade de cedência de interesse público, desde 1 de julho a 30 de novembro de 2015; Subdiretora Regional da Cultura, em regime de substituição, desde 1 de dezembro de 2015, até 14 de fevereiro de 2016; Diretora Regional da Cultura, em regime de substituição, desde 15 de fevereiro de 2016, até 2016-12- 29. Diretora Regional da Cultura, em regime de comissão de serviço, desde 29 de dezembro 2016 até 24 de outubro de 2017.

Desde 25 de outubro de 2017 desempenha a função de Adjunta para a Cultura no Gabinete da Secretária Regional do Turismo e Cultura que assegura as funções de apoio direto no que toca às relações institucionais junto das instâncias nacionais e internacionais com as quais decorrem ou podem vir a ser lançados projetos conjuntos, de interesse comum, particularmente na área da cultura e com visibilidade internacional. Acompanha os projetos e iniciativas candidatas a fundos europeus e, bem assim, a boa concretização das mesmas, com base num planeamento estratégico que coordenado pelo Gabinete da Secretaria Regional do Turismo e Cultura. Reforça e complementa a definição da estratégia do Gabinete da Secretária Regional no que respeita à área cultural.