Data de publicação: 22/07/2021
A peste de Hamburgo: Tratado breve da sua natureza e causas
Acaba de ser publicada a tradução portuguesa e a edição do texto latino do tratado A peste de Hamburgo: Tratado breve da sua natureza e causas, do médico português Rodrigo de Castro, que se estabeleceu naquela cidade germânica nas últimas décadas do século XVI e onde viveu até à sua morte.
Esta publicação insere-se no âmbito do projecto Gynecia: Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre ginecologia e embriologia iniciado em 2019, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A edição e a tradução são da autoria de três investigadores do projeto Gynecia, Bernardo Mota (Universidade de Lisboa), Cristina Santos Pinheiro (Universidade da Madeira) e Gabriel Fernandes Silva (Universidade de Lisboa). Jon Arrizabalaga, professor e investigador na Institución Milà i Fontanals de Investigación en Humanidades (IMF-CSIC) de Barcelona, e especialista de reconhecido mérito em História da Ciência e da Medicina, é autor do prólogo.
A publicação, com a chancela das Edições Afrontamento, tem como objetivo divulgar esta obra pouco conhecida do médico lusitano, em que se apresentam medidas para a preservação e para o tratamento da peste, familiares para o leitor atual devido à pandemia de Covid-19, e que incluem, entre outras, a criação de um quadro de pessoal para monitorização e acompanhamento da situação, a instalação de unidades de saúde dedicadas, a elaboração de registos fiáveis sobre o número de mortos e infetados, a imposição de normas de distanciamento social e até o controle de formas de interação entre pessoas a ponto de sugerir a eliminação de gestos banais de cumprimento.
O tratado, publicado em 1596 e que tem agora a sua primeira tradução para uma língua moderna, é um elemento importante para a formação de uma imagem completa da cultura científica dos séculos XVI e XVII e permite igualmente aferir das continuidades e ruturas na evolução das teorias médicas sobre o contágio e das vivências humanas relacionadas com a doença.
Data de publicação: 18/11/2025
UMa e MEDICBITE SCIENTIFIC, LDA estabelecem parceria estratégicaData de publicação: 18/11/2025
Kick-Off Meeting do Projeto PATH – Planning Active Transitions for Healthy AgingData de publicação: 18/11/2025
Universidade da Madeira reforça inovação com a adesão às Redes GAPI e PATLIBData de publicação: 17/11/2025
6th Good Connections International Conference Well-Being and Equality in a divided SocietyData de publicação: 17/11/2025
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2025/2026 - NOVA DATAData de publicação: 17/11/2025
UMa Science Days 2025 “IA, Transferência de Conhecimento e Humanidades”Data de publicação: 15/11/2025
Dia Mundial da Diabetes - Espaço Saúde +Data de publicação: 14/11/2025
Data de publicação: 16/11/2021
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - MestradosData de publicação: 21/03/2024
PSE Meeting 2025 - Phytochemicals as drugs, Foods and BiocommunicatorsData de publicação: 03/02/2025
Renovação de inscrição 2024/2025Data de publicação: 07/08/2024
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no MundoData de publicação: 24/09/2024
Seminário: The Dynamics and Drivers of Public Policies: Theories and FrameworksData de publicação: 19/03/2025
Estudo - Parentalidade em tempo de COVID19Data de publicação: 14/05/2020