
Data de publicação: 18/04/2022
Ação de formação: O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos
O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (DEFD/UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA), vai levar a efeito, nos dias 30 de abril e 7 de maio, entre as 9h00 e as 18h30, uma ação de formação intitulada “O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos”.
A atividade, de natureza científico-pedagógica, irá decorrer na Sala do Senado da UMa, no piso -2 do Campus da Penteada, e está inserida no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, enquadrando-se na formação contínua de educadores e de professores.
A ação, com validação pela DRE (para os grupos 160, 260 e 620) e com a duração de quinze horas, pretende ajudar a compreender as potencialidades e limitações da Educação Física, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas didáticas que otimizem um processo pedagógico personalizado.
O programa inclui cinco conferências, uma mesa-redonda e cinco módulos, com componentes teórico-práticas.
Nuno Corte-Real, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai abordar “O desenvolvimento da pessoa que mora em cada estudante… que papel para o Professor de Educação Física” e Miguel Peralta, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, vai centrar a sua intervenção na “Promoção da atividade física e aptidão física na Educação Física: tendências de investigação e intervenções de sucesso”. De seguida, Soraia Garcês, da Faculdade de Artes e Humanidades, vai falar sobre a “A psicometria na educação: não, sim, talvez?” e Isabel Figueira, da MA DNT/P, sobre “O ritmo na construção do sujeito – desenvolvimento psicológico, expressão simbólica e competências relacionais”. Finalmente, Rui Ornelas da Faculdade de Ciências Sociais irá analisar “Atividade Física: benefícios em benefícios em crianças e em adolescentes”.
Além das intervenções dos cinco especialistas, o programa compreende também uma mesa redonda, onde será abordado o tema “Projetos em Educação Física”, com a participação de Margarida Magalhães (EB 2º e 3º ciclos do Caniço), Ricardo Nunes (EBS Calheta/UMa) e Francisco Santos (UMa), estando a moderação a cargo de Hélio Antunes (UMa).
O programa inclui ainda cinco módulos com componentes teórico-práticas, dinamizados pelos alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, alguns docentes e convidados, subordinados aos seguintes temas: “Desenvolvimento de Competências na Educação Física: o contributo do Estágio Pedagógico"; “Jogos Reduzidos no Futebol: Estudo Exploratório em Contexto Escolar”; “Estratégias Didáticas no processo de Ensino e Aprendizagem em Educação Física – Importância da motivação, auto perceção e relações sociométricas em unidades didáticas de Atividades Rítmicas Expressivas (ARE)”; Será que o nível de motivação para a aula de educação física contribui para o nível de atividade física semanal?”; – “Teqball – Uma abordagem em Contexto Escolar”.
As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas até 28 de abril, através do endereço https://tinyurl.com/kajwwmpy. Pedidos de informação adicional ou esclarecimento de dúvidas devem ser remetidas para o email acpc2022@gmail.com.
Clique aqui para aceder ao programa.
Data de publicação: 02/07/2025
Últimas Vagas Disponíveis para as Atividades OCJF2025 – De 7 a 11 de julhoData de publicação: 27/06/2025
Sessão de Informação "Programas de Estágios Profissionais do IEM, IP-RAM"Data de publicação: 27/06/2025
Dia Internacional CONTRA O ABUSO e o TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS - Espaço Saúde +Data de publicação: 26/06/2025
Reitor da UMa recebe participantes de projeto intergeracionalData de publicação: 26/06/2025
Dia Internacional do Yoga - Espaço Saúde +Data de publicação: 20/06/2025
Projeto MathIAData de publicação: 18/06/2025
Formação Docentes e PTAG - UMa: Universidade 4.0: Estratégias Inteligentes para Atrair a Geração DigitalData de publicação: 18/06/2025
Data de publicação: 26/07/2023
Candidaturas aos Doutoramentos 2024/2025Data de publicação: 05/04/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - LicenciaturasData de publicação: 11/03/2024
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesData de publicação: 25/10/2021
Docentes e estudantes da UMa participam na 2.ª edição do prémio literário "Le choix Goncourt du Portugal 2024"Data de publicação: 14/05/2024
Universidade da Madeira é, a nível nacional, a instituição de ensino com maior percentagem de publicações em cooperação com a ChinaData de publicação: 11/08/2023
Concurso para o Estudante Internacional 2023/2024 - CTeSP - Fase AbrilData de publicação: 03/04/2023
Dia Internacional CONTRA O ABUSO e o TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS - Espaço Saúde +Data de publicação: 26/06/2025