Data de publicação: 18/04/2022
Ação de formação: O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos
O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (DEFD/UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA), vai levar a efeito, nos dias 30 de abril e 7 de maio, entre as 9h00 e as 18h30, uma ação de formação intitulada “O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos”.
A atividade, de natureza científico-pedagógica, irá decorrer na Sala do Senado da UMa, no piso -2 do Campus da Penteada, e está inserida no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, enquadrando-se na formação contínua de educadores e de professores.
A ação, com validação pela DRE (para os grupos 160, 260 e 620) e com a duração de quinze horas, pretende ajudar a compreender as potencialidades e limitações da Educação Física, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas didáticas que otimizem um processo pedagógico personalizado.
O programa inclui cinco conferências, uma mesa-redonda e cinco módulos, com componentes teórico-práticas.
Nuno Corte-Real, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai abordar “O desenvolvimento da pessoa que mora em cada estudante… que papel para o Professor de Educação Física” e Miguel Peralta, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, vai centrar a sua intervenção na “Promoção da atividade física e aptidão física na Educação Física: tendências de investigação e intervenções de sucesso”. De seguida, Soraia Garcês, da Faculdade de Artes e Humanidades, vai falar sobre a “A psicometria na educação: não, sim, talvez?” e Isabel Figueira, da MA DNT/P, sobre “O ritmo na construção do sujeito – desenvolvimento psicológico, expressão simbólica e competências relacionais”. Finalmente, Rui Ornelas da Faculdade de Ciências Sociais irá analisar “Atividade Física: benefícios em benefícios em crianças e em adolescentes”.
Além das intervenções dos cinco especialistas, o programa compreende também uma mesa redonda, onde será abordado o tema “Projetos em Educação Física”, com a participação de Margarida Magalhães (EB 2º e 3º ciclos do Caniço), Ricardo Nunes (EBS Calheta/UMa) e Francisco Santos (UMa), estando a moderação a cargo de Hélio Antunes (UMa).
O programa inclui ainda cinco módulos com componentes teórico-práticas, dinamizados pelos alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, alguns docentes e convidados, subordinados aos seguintes temas: “Desenvolvimento de Competências na Educação Física: o contributo do Estágio Pedagógico"; “Jogos Reduzidos no Futebol: Estudo Exploratório em Contexto Escolar”; “Estratégias Didáticas no processo de Ensino e Aprendizagem em Educação Física – Importância da motivação, auto perceção e relações sociométricas em unidades didáticas de Atividades Rítmicas Expressivas (ARE)”; Será que o nível de motivação para a aula de educação física contribui para o nível de atividade física semanal?”; – “Teqball – Uma abordagem em Contexto Escolar”.
As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas até 28 de abril, através do endereço https://tinyurl.com/kajwwmpy. Pedidos de informação adicional ou esclarecimento de dúvidas devem ser remetidas para o email acpc2022@gmail.com.
Clique aqui para aceder ao programa.
Data de publicação: 22/01/2026
Conferência Internacional: Football is Medicine 2026Data de publicação: 21/01/2026
UMa mobiliza a Madeira para a salvaguarda das tradições do seu vinhoData de publicação: 20/01/2026
Colóquio Internacional Aprendizagens Emergentes, Diversidade e Inclusão para o Século XXI e II Seminário Internacional Abdias NascimentoData de publicação: 19/01/2026
Estudante e Docentes da UMa distinguidos com Best Paper Award no ITC 25Data de publicação: 14/01/2026
Workshop: Métodos de estudo no Ensino SuperiorData de publicação: 14/01/2026
Seminário Saberes e Fazeres DocentesData de publicação: 14/01/2026
XXI Colóquio CIE-UMa & I Congresso Internacional de EducaçãoData de publicação: 12/01/2026
Data de publicação: 07/04/2021
Universidade da Madeira associa-se ao Projeto TRÉGUAData de publicação: 05/03/2025
Webinar: Conservação de plantas aquáticas no território da CIM RCData de publicação: 07/12/2020
Unwritten Conversations: Stories in the making with ...Data de publicação: 13/05/2025
VIDAS (DES)CONHECIDAS: LOURDES CASTRO de Carlos Diogo PereiraData de publicação: 06/12/2021
Seminário Temático ERL: O papel da EAPN Portugal na luta contra a pobreza e a exclusão social em PortugalData de publicação: 14/03/2025
Madeira Fantastic FilmFest 2023Data de publicação: 03/03/2023
Estudantes de Engenharia Civil visitam obras de reabilitaçãoData de publicação: 02/05/2024