Data de publicação: 18/04/2022

Ação de formação: O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos

O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (DEFD/UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA), vai levar a efeito, nos dias 30 de abril e 7 de maio, entre as 9h00 e as 18h30, uma ação de formação intitulada “O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos”.

A atividade, de natureza científico-pedagógica, irá decorrer na Sala do Senado da UMa, no piso -2 do Campus da Penteada, e está inserida no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, enquadrando-se na formação contínua de educadores e de professores.

A ação, com validação pela DRE (para os grupos 160, 260 e 620) e com a duração de quinze horas, pretende ajudar a compreender as potencialidades e limitações da Educação Física, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas didáticas que otimizem um processo pedagógico personalizado.

O programa inclui cinco conferências, uma mesa-redonda e cinco módulos, com componentes teórico-práticas. 

Nuno Corte-Real, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, vai abordar “O desenvolvimento da pessoa que mora em cada estudante… que papel para o Professor de Educação Física” e Miguel Peralta, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, vai centrar a sua intervenção na “Promoção da atividade física e aptidão física na Educação Física: tendências de investigação e intervenções de sucesso”. De seguida, Soraia Garcês, da Faculdade de Artes e Humanidades, vai falar sobre a “A psicometria na educação: não, sim, talvez?” e Isabel Figueira, da MA DNT/P, sobre “O ritmo na construção do sujeito – desenvolvimento psicológico, expressão simbólica e competências relacionais”. Finalmente, Rui Ornelas da Faculdade de Ciências Sociais irá analisar “Atividade Física: benefícios em benefícios em crianças e em adolescentes”.

Além das intervenções dos cinco especialistas, o programa compreende também uma mesa redonda, onde será abordado o tema “Projetos em Educação Física”, com a participação de Margarida Magalhães (EB 2º e 3º ciclos do Caniço), Ricardo Nunes (EBS Calheta/UMa) e Francisco Santos (UMa), estando a moderação a cargo de Hélio Antunes (UMa).

O programa inclui ainda cinco módulos com componentes teórico-práticas, dinamizados pelos alunos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UMa, alguns docentes e convidados, subordinados aos seguintes temas: “Desenvolvimento de Competências na Educação Física: o contributo do Estágio Pedagógico"; “Jogos Reduzidos no Futebol: Estudo Exploratório em Contexto Escolar”; “Estratégias Didáticas no processo de Ensino e Aprendizagem em Educação Física – Importância da motivação, auto perceção e relações sociométricas em unidades didáticas de Atividades Rítmicas Expressivas (ARE)”; Será que o nível de motivação para a aula de educação física contribui para o nível de atividade física semanal?”; – “Teqball – Uma abordagem em Contexto Escolar”.

As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas até 28 de abril, através do endereço https://tinyurl.com/kajwwmpy. Pedidos de informação adicional ou esclarecimento de dúvidas devem ser remetidas para o email acpc2022@gmail.com.

Clique aqui para aceder ao programa.