Data de publicação: 18/05/2022
Apresentação pública do projeto “Saúde Escolas: Projeto de Monitorização em Saúde [SEE_App]”
A apresentação pública do projeto “Saúde Escolas: Projeto de Monitorização em Saúde [SEE_App]” aconteceu no dia 18 de maio de 2022, no Colégio dos Jesuítas, na cidade do Funchal. Este projeto surge de uma parceira entre a SH SeeHealth, Lda. a Universidade da Madeira (UMa) e o Instituto de Tecnologias Interativas/ LARSyS.
Resumo do Projeto:
Motivação: A opção por estilos de vida mais saudáveis em crianças e adolescente em idade escolar é uma preocupação dos pais e de toda comunidade escolar uma vez que suporta uma transição sustentável e um desenvolvimento próspero para idade adulta.
Numa era digital, os sensores inteligentes abriram as portas para uma avaliação mais detalhada de muitos indicadores de saúde, que avaliados e comunicados em tempo real, poderão ter um impacto positivo na saúde individual e coletiva de uma sociedade.
Desafio: Atualmente, a saúde digital tem sido vista como uma prioridade estratégica emergente dos serviços de saúde. A COVID-19 acelerou o uso de tecnologias digitais de saúde para tornar os sistemas e serviços de saúde mais eficazes. Outras “flagships” são também ambicionadas, incluindo perceções comportamentais, culturais e saúde mental em crianças e adolescente em idade escolar.
Objetivos: Investigar, desenvolver e implementar uma aplicação móvel em saúde apropriada ao contexto da comunidade educativa da RAM. Este aplicativo móvel pretende suportar a adoção de estilos de vida mais saudáveis, numa lógica de educação para a saúde em contexto escolar, mas também integrar outras áreas relacionadas com a vigilância epidemiológica, como é o exemplo do combate à propagação da COVID-19. Para cumprir com este segundo objetivo, serão instaladas Câmaras com sensores capazes de fazer reconhecimento facial e medir a temperatura corporal à entrada da escola. Esta informação será comunicada na aplicação.
Resultados esperados: Fornecer uma aplicação segura às crianças e adolescente em idade escolar com 2 áreas distintas: (1) espaço de comunicação com orientações específicas sobre opções por estilos de vida mais saudáveis; (2) implementação de um sistema de vigilância epidemiológica baseado na instalação de câmaras termográficas capazes reconhecer os alunos e medir a temperatura corporal à entrada das escolas. As escolas selecionadas para esta experiência piloto foram: (1) Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior – Camacha; (2) Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros, (3) Escola Básica dos 2.º e 3.º Dr. Eduardo Brazão de Castro e (4) Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Data de publicação: 19/11/2025
Workshop: Estou online e agora? Do jogo saudável ao problemáticoData de publicação: 18/11/2025
UMa e MEDICBITE SCIENTIFIC, LDA estabelecem parceria estratégicaData de publicação: 18/11/2025
Kick-Off Meeting do Projeto PATH – Planning Active Transitions for Healthy AgingData de publicação: 18/11/2025
Universidade da Madeira reforça inovação com a adesão às Redes GAPI e PATLIBData de publicação: 17/11/2025
6th Good Connections International Conference Well-Being and Equality in a divided SocietyData de publicação: 17/11/2025
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2025/2026 - NOVA DATAData de publicação: 17/11/2025
UMa Science Days 2025 “IA, Transferência de Conhecimento e Humanidades”Data de publicação: 15/11/2025
Data de publicação: 19/03/2025
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - MestradosData de publicação: 21/03/2024
UMa integra projeto europeu para a promoção da saúde e acesso a equipamento desportivoData de publicação: 23/02/2021
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024
Renovação de inscrição 2024/2025Data de publicação: 07/08/2024
Estudo - Parentalidade em tempo de COVID19Data de publicação: 14/05/2020
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no MundoData de publicação: 24/09/2024
Workshop: Estou online e agora? Do jogo saudável ao problemáticoData de publicação: 18/11/2025